19 Abril 2024 -
Importante via na região Nordeste de BH, a Avenida Bernardo Vasconcelos passou por uma transformação nesta semana. Uma força-tarefa, composta por diversos serviços de zeladoria urbana, atuou em demandas da região, como capina, pintura, limpeza de áreas utilizadas como bota-fora, requalificação da sinalização, fiscalização de uso do espaço público, revisão de equipamentos da Academia da Cidade ao longo da via, revitalização de praças e plantio de árvores, entre outras melhorias.
Uma ação coordenada que, em poucos dias, muda a realidade para moradores e comerciantes. “São serviços essenciais que, executados de forma coordenada, transformam o local. Quem mora ali, trabalha na região, vai na pracinha, anda pela calçada, vai perceber a diferença. São demandas que fazem diferença no dia a dia da população e vamos continuar com este trabalho”, ressalta o prefeito Fuad Noman.
Ao todo, foram retiradas 91 toneladas de resíduos de deposição clandestina, capina e roçada. Foram empenhados 9 caminhões e quase 100 funcionários, apenas da SLU. Apenas na limpeza de bocas de lobo e redes de drenagem, foi retirada mais de 1,5 tonelada de lixo.
Cinco praças ao longo da Bernardo Vasconcelos foram revitalizadas com serviços de pintura, reparos em brinquedos, mobiliário e tratamento de arbustos e paisagismo. Também foram recuperados 35m² de passeios públicos, bem como pinturas em gradis e guarda-corpos ao longo da avenida. Além da poda de árvores, também foram plantadas 20 mudas de cedrinho ao longo da via.
Para auxiliar os motoristas que trafegam pela via, que liga as avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado, foram substituídas quase 200 placas de sinalização vertical e revitalizadas dezenas de sinalizações horizontais (travessias de pedestre, linha de divisão de faixa e legenda PARE). Além disso, também foi feita manutenção em abrigos de ônibus e revitalização de semáforos.
Equipes da fiscalização atuaram na remoção de faixas, banners e cavaletes instalados de forma irregular ao longo da via. Ao todo, quase 50 itens foram retirados, além da apreensão de caçambas abandonadas na região. Moradores, comerciantes e populares foram orientados sobre o descarte irregular de resíduos, principalmente por causa do risco de propagação da dengue. Cinco pontos limpos (locais onde havia o descarte irregular de resíduos) foram revitalizados, inclusive com a pintura dos espaços.
Outros espaços da cidade também serão revitalizados. Assim como ocorreu na Avenida Bernardo Vasconcelos, o foco é atuar em um local onde os diversos serviços públicos possam ser desenvolvidos simultaneamente.
A força-tarefa para revitalização e limpeza de espaços públicos conta com a participação de equipes da Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) e BHTrans.