Pular para o conteúdo principal

PBH conclui obras de estabilização do maciço da Pedreira Prado Lopes
Foto: Rogério França

PBH conclui obras de estabilização do maciço da Pedreira Prado Lopes

criado em - atualizado em

As obras de estabilização do maciço rochoso da Pedreira Prado Lopes, na Região Noroeste da capital, foram concluídas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). As intervenções fazem parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico da Prefeitura de Belo Horizonte. Foram investidos aproximadamente R$ 3,15 milhões provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) e dos Recursos Ordinários do Tesouro.

A melhoria entregue à população vai impedir deslizamentos e que o material das rochas da encosta se desprenda e atinja as casas. Na Rua Pedro Lessa, Bairro Santo André, foi feita a remoção da vegetação, entulhos e materiais soltos, bate-choco (técnica para identificação e retirada de pedras soltas), tratamento sistemático com grampos e tela metálica e drenagem.

"Além de ter sido uma obra muito necessária para garantir a integridade física e material das pessoas que moram ou circulam na região e, em termos de engenheira, posso afirmar que ficou uma obra muito bem executada. A população esperava há muito tempo uma ação efetiva do poder público e agora pode se sentir segura", pondera o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho. 

Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico 

Das 200 obras previstas inicialmente no Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico da Prefeitura de Belo Horizonte, lançado em 2022 pelo prefeito Fuad Noman para mitigar os riscos geológicos na capital e dar mais segurança e tranquilidade para as famílias que vivem nas áreas de risco, 182 já estão concluídas. 

Mais locais foram incluídos no Programa e atualmente mais 80 obras estão em andamento. Quando todas as obras estiverem concluídas, mais de 245 mil pessoas serão beneficiadas.