Pular para o conteúdo principal

PBH conclui obra do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico no Tupi
Foto: Divulgação/PBH

PBH conclui obra do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico no Tupi

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu mais uma obra de contenção de encosta na capital. Desta vez, as intervenções foram realizadas entre as ruas Flor de Liz e Flor de Ameixa, no Bairro Tupi, Região Norte da capital. No local foi feito o tratamento do talude com cobertura em concreto projetado, com implantação de tirantes e chumbadores; escada hidráulica para direcionamento das águas; sistema de esgotamento sanitário para coleta de resíduos das moradias; e muro de arrimo ao pé do talude que tem, aproximadamente, 104 metrtos de extensão por 95 metros de altura. Foram investidos cerca de R$ 6,35 milhões com recursos do município nas melhorias. 

A obra, realizada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), faz parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico da Prefeitura de Belo Horizonte, lançado em 2022 pelo prefeito Fuad Noman, que prevê um conjunto de mais de 200 obras emergenciais para mitigar os riscos geológicos na capital, beneficiando cerca de 245 mil pessoas.

Estão sendo feitas intervenções em pés de encostas, estabilização dos morros, além de esgotamento e drenagem, para minimizar os riscos de deslizamentos e acidentes no próximo período chuvoso. Atualmente, 153 concluídas do programa já foram concluídas e 74 estão em andamento. 

"É satisfatório e gratificante ver uma obra dessa extensão e complexidade concluída. Pela confiança que temos em nossa equipe técnica de engenheiros que supervisionam um trabalho desse porte e, principalmente, pelo resultado alcançado que proporciona mais segurança, estabilidade e urbanização aos moradores dessas áreas de risco. Estamos cumprindo o propósito do prefeito Fuad em fazer de nossa BH uma cidade mais feliz de se viver", afirma o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.