11 March 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu mais uma obra no Taquaril, região Leste da capital, que beneficiou famílias da rua São João Batista que tinham as casas ameaçadas, na base e no alto da encosta, com a possibilidade de desmoronamento. Foi feito um muro de contenção de 2,4 metros de altura por 4 metros de comprimento, além de drenagem e melhoria do piso. O valor investido pelo município foi de cerca de R$100 mil.
As obras fazem parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico de Belo Horizonte e estão beneficiando um número significativo de famílias nas áreas de interesse social do município.
A diretora de Manutenção e Áreas de Risco da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Isabel Volponi, ressalta que obras como essa trazem mais segurança e conforto para as famílias, mas não são a única medida preventiva tomada pela Prefeitura. “Trabalhamos com um conjunto de ações completo na gestão do risco geológico porque atuamos paralelamente realizando obras que mitigam o risco em pontos onde ele é mais alto, com a conscientização da população pra saber como agir em situações de risco, com a capacitação de voluntários para atuar em parceria com a Prefeitura quando é possível, e ainda com alertas da Defesa Civil para que as chuvas não peguem o cidadão desprevenido”, explica.
Do Programa de Risco Geológico-Geotécnico para mitigação de riscos geológicos na capital, 260 obras já foram concluídas e outras 70 estão em andamento.