Pular para o conteúdo principal

Medições para elaboração do mapa de ruídos da capital começam nesta terça-feira
Foto: Karine Lima/PBH

PBH começa nesta terça-feira medições para elaboração do mapa de ruídos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte começa nesta terça-feira (18) as medições para elaboração do primeiro mapa de ruídos da capital, importante ferramenta que será usada no controle da poluição sonora. Neste primeiro dia serão realizadas 135 medições pelos fiscais de controle urbanístico e ambiental em pontos de todas as regiões da cidade. Serão usados sonômetros, calibradores e triples. Ao todo, o mapeamento terá cerca de 5.400 medições em 1.800 pontos da capital. O levantamento prosseguirá até outubro, às terças, quartas, sextas-feiras e sábado, sempre das 20h às 2h, verificando locais com e sem classificação de ponto crítico de poluição sonora.  

 

A análise dos dados permitirá o diagnóstico da qualidade acústica da capital e possibilitará trazer benefícios para o bem-estar e saúde da população, uma vez que 17% das reclamações da comunidade registradas na Prefeitura são relacionadas à poluição sonora. A expectativa é que o resultado fique pronto no primeiro trimestre do ano que vem.

 

Os mapas de ruído fazem parte do conjunto de iniciativas da Prefeitura de Belo Horizonte para realizar um amplo diagnóstico do conforto acústico na cidade. Outra importância do primeiro mapeamento será a possibilidade de visualizar as emissões sonoras e classificá-las conforme as demandas e particularidades de cada região.  Vale destacar que as medições de ruídos da cidade serão realizadas de forma sistemática para a eficácia do controle da poluição sonora.'