Pular para o conteúdo principal

Informações da Prefeitura de Belo Horizonte sobre a Covid-19
Foto: Arte PBH

PBH cobra que Estado cumpra regras federais para distribuição de vacinas

criado em - atualizado em

Em razão de uma mudança dos critérios adotados pelo governo estadual para a distribuição de vacinas entre os municípios mineiros, Belo Horizonte não convocará, nos próximos dias, novos grupos para serem vacinados contra a Covid-19. Na semana passada, a capital recebeu apenas 19.336 doses de imunizantes, enquanto a expectativa era que o município recebesse em torno de 70 mil. Essa redução inesperada impediu a vacinação de pessoas entre 53 e 55 anos residentes em Belo Horizonte.

O Ministério da Saúde estabeleceu dois critérios para os estados distribuírem as vacinas entre seus municípios: a população proporcional a cada público contemplado (tais como idade e comorbidade) e a adesão à campanha de vacinação da Gripe em anos anteriores. Por esse critério, Belo Horizonte tem direito a algo em torno de 14% dos imunizantes destinados a Minas Gerais. Na semana passada, no entanto, o índice foi de 3,3% – sem que a administração municipal fosse comunicada previamente e nem apresentada qualquer justificativa.

“O problema é a falta de critério e de transparência na distribuição das doses, e 50 mil pessoas deixaram de ser vacinadas em Belo Horizonte”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto. Segundo ele, a Prefeitura encaminhará ainda esta semana dois ofícios ao Ministério Público Estadual e ao Ministério da Saúde – um questionando os critérios de distribuição das vacinas e outro envolvendo a entrega de kits intubação na capital, que estaria bem aquém do necessário.

Sem um quantitativo definido de entrega de vacinas para Belo Horizonte, Jackson Machado explicou que é inviável a divulgação antecipada de qualquer cronograma de imunização. A Secretaria de Saúde reafirmou a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo assim que novas doses forem entregues à capital.