Pular para o conteúdo principal

PBH chama novos feirantes para a Afonso Pena após 30 anos do último edital
Divulgação/PBH

PBH chama novos feirantes para a Afonso Pena após 30 anos do último edital

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta quinta-feira (20) o processo de entrega de credenciais aos novos expositores da Feira da Afonso Pena, habilitados por meio do Edital SMPU 044/2024. O último processo licitatório para ingresso de novos expositores na feira foi publicado em 1995, há três décadas.

Nessa primeira sessão de entrega, oito feirantes foram contemplados e já terão autorização para começar a comercializar produtos a partir deste domingo (23). Outras entregas de credencial serão realizadas até o preenchimento das 71 vagas reservadas aos contemplados no sorteio público.  Desse total, 5% é reservado a pessoas com deficiência.

O edital abrange as vagas de produtores que residem em Belo Horizonte e atuam na produção de arte, artesanato, produtos de variedades e produtos de alimentação.

Além das vagas previstas no edital, todas as oportunidades que forem disponibilizadas durante a vigência do certame (5 anos) resultarão em convocações do cadastro de reserva.

Referência histórica

Atualmente, a Feira da Afonso Pena conta com 1.508 barracas ativas, distribuídas em 15 setores (Cestaria, Flores e Arranjos/Mobiliários; Decorações e Utilidades; Cama, mesa e banho/Tapeçaria; Vestuário; Vestuário Infantil; Criança; Bijuterias; Arranjos e Complementos; Cintos, Bolsas e Acessórios; Calçados; Artes Plásticas - Pintura; Artes Plásticas - Escultura e Setores de Alimentação).

Com 1 km de extensão e área de 45 mil m², recebe em média 60 mil visitantes a cada domingo, tendo um público estimado de 10 mil visitantes em horário pico.

O espaço é reconhecido como referência turística da capital pela sua dimensão, variedade de produtos em exposição e também pelas manifestações artísticas e culturais.