Pular para o conteúdo principal

PBH certifica parceiros do Programa Falando com o Mundo com visita ao CLIC
Divulgação/PBH

PBH certifica parceiros do Programa Falando com o Mundo com visita ao CLIC

criado em - atualizado em

Como forma de reconhecimento aos parceiros do Programa Falando com o Mundo, a Diretoria de Relações Internacionais, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, entregou certificados de parceria de 2023 com uma visita ao CLIC, nessa sexta-feira (15). O Programa Falando com o Mundo estabelece parcerias com instituições de ensino de idiomas públicas e privadas, com a oferta de bolsas parciais e integrais em várias línguas, como inglês, espanhol, francês, italiano, mandarim, entre outras; para professores, estudantes da rede municipal e servidores da PBH. 

Atualmente, o Programa conta com 11 parceiros: Accent École de Français, Aliança Francesa, CEFET, CENEX, CNA Ouro Preto, Cultura Inglesa, Instituto Cervantes, Instituto Confúcio, KNN Betânia, KNN Pampulha e Language Office. Em 2023, através destas parcerias, o Programa conseguiu preencher mais de 500 ofertas de vagas nessas oportunidades de aprendizado de idiomas.

CLIC - Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade

O evento de certificação contou com uma visita guiada especial aos equipamentos do CLIC, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Os representantes das instituições parceiras puderam conhecer os diversos espaços de ensino e aprendizagem do CLIC, como o estúdio de produção de mídia, as salas de programação e robótica, as salas e oficinas de ciências naturais e astronomia, a sala de sustentabilidade, desenvolvida em parceria com o ICLEI, a ONU Habitat e a Comissão Europeia, as salas de línguas, e o Parque Multidisciplinar. 

‘‘O objetivo da visita foi de mostrar aos parceiros este importante equipamento público do Município, para podermos construir nossas possibilidades de parcerias através dos recursos e das ferramentas de aprendizagem disponíveis no CLIC’’, explica Maria Ângela Ribeiro Bomfim, coordenadora do Programa Falando com o Mundo. 

Certificação

Desde 2022, o Programa Falando com o Mundo certifica seus parceiros como forma de reconhecimento e agradecimento pela parceria. As instituições parceiras recebem destaque pelo número de oportunidades viabilizadas por elas, e são convidadas a continuar ao lado da Prefeitura de Belo Horizonte neste importante projeto. 

‘‘O impacto deste programa, além de permitir o desenvolvimento de uma cidade multilíngue, e, portanto, internacional, é de oportunizar o acesso a cursos de idiomas estrangeiros para cidadãos que não teriam essa condição caso tivessem que buscá-la nesse mercado. Saber um idioma estrangeiro já é, há muito tempo, uma habilidade capaz de alavancar oportunidades profissionais, e, assim, permitir ou facilitar a busca por melhor qualidade de vida’’, comenta Bernardo Ribeiro, Diretor de Relações Internacionais. 

Estiveram presentes no evento e receberam certificado pessoalmente os representantes do CEFET, CENEX, KNN Betânia e KNN Pampulha, e Language Office. As demais instituições parceiras também receberão seus respectivos certificados oportunamente.