Pular para o conteúdo principal

Criança estudando
Amira Hissa/PBH

PBH celebra Dia do Estudante com oferta de vagas gratuitas e bolsas de estudo

criado em - atualizado em

Em um mercado cada vez mais competitivo, a fluência oral e escrita em idiomas estrangeiros, como inglês, espanhol e até outras línguas menos comuns pode fazer a diferença na ascensão profissional e na busca por melhores oportunidades de trabalho. No sentido de democratizar o acesso ao aprendizado de idiomas e promover novas oportunidades de qualificação, a Prefeitura estabelece parcerias com diferentes instituições nacionais e internacionais para ofertas de cursos gratuitos e bolsas de estudo para alunos da rede municipal de ensino, professores e servidores municipais, além de oportunidades de intercâmbio para estes profissionais. Ao todo, serão mais de 250 vagas oferecidas somente este ano.

 

A iniciativa acontece por meio do Programa Falando com o Mundo, desenvolvido pela Diretoria de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que em colaboração com o Núcleo de Línguas da Secretaria Municipal de Educação promove parcerias com instituições dispostas a promover ações de inclusão cultural, social e educativa.

 

No primeiro semestre deste ano, por exemplo, 48 alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino iniciaram um curso on-line gratuito de Introdução à Cultura Chinesa e ao idioma Mandarim, promovido pelo Instituto Confúcio (UFMG). Outras 40 vagas estão abertas para uma nova turma, que será iniciada no dia 22 deste mês (informações abaixo).

 

"O desenvolvimento econômico está diretamente ligado ao acesso ao conhecimento, portanto, o que queremos com este programa é melhorar as capacidades linguísticas das pessoas que vivem em Belo Horizonte, promovendo uma cidade capaz de se comunicar com qualquer lugar do mundo, mais cosmopolita e internacional, com impacto nas qualificações profissionais de seus cidadãos e servidores", comenta Adriano Faria, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

Para Davi Heitor Pereira Lima, aluno do 5º ano da Escola Municipal Professora Ondina Nobre, no bairro Céu Azul, a experiência no curso de Introdução à Cultura Chinesa e ao idioma Mandarim foi muito além do estudo da língua. “O que eu mais gostei foi aprender sobre as comidas e a cultura da China. Eu lembro que aprendemos que os nomes e os números em mandarim, geralmente, têm um significado”, conta o estudante.

 

Dentre as oportunidades oferecidas pelo Falando com mundo em 2022, estão vagas nos cursos de Francês pela Accent École de Français e pela Aliança Francesa, Espanhol pelo Instituto Cervantes, Inglês, pelo CNA e Cultura Inglesa, além de Inglês, Espanhol, Alemão e Francês pela KNN Idiomas. Para obter mais informações sobre o programa, é possível entrar em contato pelo e-mail: multilinguismo.inter@pbh.gov.br.

 

Em breve, as ofertas de idiomas do programa serão ampliadas para incluir também: Italiano, Português para Estrangeiros, Libras, Russo, Húngaro, Hebraico, Coreano e Línguas Clássicas.

 

Cursos com inscrições abertas:

Curso presencial - Idioma francês - CEFET-MG

Voltado para alunos de 8º e 9º anos das escolas municipais: Oswaldo Cruz; Dom Bosco; Salgado Filho; Marconi

Inscrições pelo link: https://forms.gle/9UFUMK8ZiTuPgQJ38

 

Curso on-line - Introdução à Cultura Chinesa e ao idioma Mandarim - Instituto Confúcio (UFMG)

Voltado para alunos de 6º e 7º anos de todas as escolas municipais de Belo Horizonte

Inscrições pelo link: https://forms.gle/NMy4RCX6XYBQVNs19