2 Maio 2024 -
No mês em que é celebrado o Dia das Mães, este ano em 12 de maio, a Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma programação cultural especial para homenageá-las. As atividades acontecem em diversos equipamentos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura: Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, Centro Cultural Bairro das Indústrias, Centro Cultural Urucuia, Centro Cultural Jardim Guanabara, Centro Cultural São Geraldo, Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, Centro Cultural Venda Nova, e Centro Cultural Pampulha. Na programação estão oficinas literárias, rodas de conversa sobre a maternidade, sarau, encontro e brincadeiras para mães e crianças. A programação completa referente ao Mês das Mães pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
Mediada pelo bibliotecário Wander Ferreira, a programação do BPIJ pela Cidade oferece a "Oficina Bronca de Mãe", uma oportunidade única para crianças e suas famílias mergulharem em narrativas literárias inspiradas em experiências pessoais. A leitura compartilhada do livro "Mamãe Zangada", de Jutta Bauer, dará o pontapé inicial da oficina, seguida por relatos e elaboração de narrativas sobre broncas e seus efeitos. Esta atividade acontecerá em diversos bibliotecas da Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura - FMC ao longo do mês de maio: no sábado (4), às 10h, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte; na terça-feira (7), às 14h, no Centro Cultural Bairro das Indústrias; na terça-feira (14), às 14h, no Centro Cultural Urucuia; no dia 21, às 14h, no Centro Cultural Jardim Guanabara; e no dia 28, às 14h, no Centro Cultural São Geraldo.
A programação também conta com uma tarde poética no "Sarau da Metamorfose", em que leituras de poesias sobre a figura materna serão compartilhadas. O evento acontecerá quarta-feira (8), das 10h às 11h, no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira. Uma oficina dedicada à poesia com a temática voltada à maternidade também acontece quinta-feira (9), das 14h30 às 15h30, no Centro Cultural Venda Nova.
Já o Centro Cultural Jardim Guanabara e as Rosas do São Bernardo, grupo de mulheres que têm por trabalho a divulgação da cultura popular e resgate da memória do patrimônio cultural, promovem um evento repleto de histórias, música, brincadeiras e um delicioso café compartilhado, na terça-feira (14), a partir das 9h. Um espaço de troca e afeto, conduzido pela terapeuta de saberes Doriana Azolio, para discutir a rotina das mães, especialmente daquelas com filhos autistas, acontece no Centro Cultural Pampulha, na quarta-feira (15), das 15h às 16h30. Na Biblioteca do Centro Cultural São Geraldo, são exploradas novas recomendações de leitura no painel de entrada. Em destaque, livros para as mães e seus filhos, incentivando a leitura compartilhada e o prazer pela descoberta literária. A visitação está aberta de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; nos sábados, das 9h às 17h.
Serviço
Programação Especial - Cultura - Mês das Mães
Locais: Centros Culturais e Bibliotecas municipais
Programação completa: Portal Belo Horizonte