Pular para o conteúdo principal

Praça da Saudade
Foto: Divulgação/PBH

PBH busca parceria para projeto de esporte e lazer na Praça da Saudade

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, dia 5, o edital de chamamento público para selecionar Organização da Sociedade Civil (OSC) para exercer parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer no gerenciamento do Polo Regionalizado de Formação Esportiva. O Polo tem como local das atividades a Praça Luís Braille, mais conhecida como Praça da Saudade, no bairro Saudade, região Leste de Belo Horizonte. 

 

Conforme o edital, serão investidos R$ 400 mil no projeto que consiste em realização de atividades esportivas e de lazer para crianças, adolescentes e adultos. Pelo menos 560 alunos deverão ser atendidos mensalmente em diversas modalidades, como futsal, basquete e voleibol. A vigência da parceria é de 15 meses. 

 

O Polo Regionalizado de Formação Esportiva integra o Esporte Esperança, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte e que atende 6,5 mil crianças e adolescentes residentes em área de vulnerabilidade social. 

 

O edital estabelece que os interessados deverão apresentar propostas técnicas até 6 de setembro. O prazo para a apresentação de documentação vai até 10 de setembro. 

 

Revitalização 

 

Principal equipamento público esportivo da Região Leste, a Praça da Saudade oferece à comunidade três quadras poliesportivas (sendo uma coberta), um campo soçaite, jardins, áreas de convivência e vestiários reformados.  O espaço passou por obras de requalificação em 2019, com melhorias em quadras, vestiários, portões e academia a céu aberto, além de revitalização e grafitagem nos muros e área interna, com o projeto Mural Gentileza Urbana. Foram realizadas também melhorias no sistema de iluminação, coreto, bancos e corrimões. 

 

Antes da pandemia da Covid-19, além do projeto Polo, na praça eram realizadas atividades regulares de programas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, como o Vida Ativa (atividades físicas para pessoas acima de 50 anos) e o Caminhar (grupos de caminhada).