Pular para o conteúdo principal

PBH beneficia moradores ao finalizar obra em área de risco geológico no Taquaril
Divulgação/PBH

PBH beneficia moradores ao finalizar obra em área de risco geológico no Taquaril

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu mais uma obra de contenção de encosta no Taquaril, na Região Leste, eliminando o risco geológico e proporcionando segurança e melhorias para os moradores da comunidade. A obra, que contou com um investimento de R$ 5,3 milhões, também faz parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico do Município, o qual está beneficiando mais de 245 mil pessoas, com mais de 200 intervenções e melhorias por toda a cidade.

As intervenções foram realizadas na Rua Joaquim Teixeira dos Anjos, uma das principais do Conjunto, onde as moradias estavam em situação de risco alto devido à instabilidade da encosta. Para executar a obra, foi necessário remover 17 famílias do local. Com a obra de contenção e o tratamento da encosta já executados pela Urbel, ainda será feita uma segunda etapa, sob gestão da Zeladoria Regional, em que será trocada e feita a manutenção de toda a rede pluvial ao longo da via.

De acordo com Marcos Figueiredo, chefe de Divisão Operacional da Urbel/Regional Leste, a área foi devidamente isolada para a execução da obra e a garantia da segurança viária. “Após detectarmos em vistoria o colapso das moradias, nós fizemos as respectivas demolições, numa extensão de aproximadamente 90 metros, onde foram feitas as contenções. Posteriormente, efetuamos a proteção da encosta, propiciando a segurança no local”, explicou.   

A diretora da Associação Comunitária Pró-Melhoramentos do Conjunto Taquaril, Walkíria Gomes, avaliou a importância das intervenções. “A gente tinha muita preocupação com os moradores que estavam aqui, pois havia um risco iminente de desabamento e deslizamento. Com certeza, foi uma conquista para comunidade”, disse. 

João Batista do Carmo, morador e comerciante local, também elogiou o resultado. “Na verdade, essa obra foi uma grande vitória para nós. É um sonho que se tornou uma realidade. Trouxe alguns transtornos, mas depois de pronta só temos que agradecer mesmo. Ficou maravilhosa, oferece segurança e agora está tudo bem”, elogiou.