Pular para o conteúdo principal

Corredor Pedro I é integrante do BRT Move Pampulha vazio.
Foto: Divulgação/PBH

PBH autoriza a circulação de táxis em pistas do MOVE

criado em - atualizado em

A circulação dos veículos do Serviço de Táxi no corredor MOVE das avenidas Antônio Carlos e Pedro I foi autorizada, após um período de três meses de operação em caráter de teste. Com as avaliações positivas do compartilhamento da pista exclusiva nesse período, a circulação foi autorizada em definitivo.

 

No próximo dia 3 de julho a BHTRANS vai começar novo período de testes, agora com a circulação de táxis na pista do MOVE da Avenida Cristiano Machado.

 

Os resultados apurados, durante o período de teste, demonstraram que houve melhora na operação dos veículos de táxi nos corredores sem qualquer interferência no tempo de viagem e na velocidade dos veículos MOVE. A BHTRANS realizou campanhas educativas para implantação do novo serviço. A segurança viária foi preservada atendendo os limites de velocidade e travessias de pedestres seguras, e apenas um acidente, de menor gravidade, foi registrado nos 90 dias de testes.

 

Avaliação do desempenho operacional do transporte coletivo

 

Linha

 

Sentido

 

Velocidade

 

 

Tempo de Viagem

 

Antes da Circulação dos Táxis

Depois da Circulação dos Táxis

Antes da Circulação dos Táxis

Depois da Circulação dos Táxis

 

61

(direta)

 

Bairro / Centro

 

38 Km/h

 

38Km/h

 

17 Minutos

 

17 Minutos

Centro / Bairro

 

40 Km/h

 

40 Km/h

 

16 Minutos

 

16 Minutos

 

63 (paradora)

 

Bairro / Centro

 

25 Km/h

 

25Km/h

 

25 Minutos

 

25 Minutos

Centro / Bairro

 

26Km/h

 

25Km/h

 

25 Minutos

 

25 Minutos

 

Foram medidas as velocidades e os tempos de viagem das linhas 61, que é direta, e 63, paradora. As duas linhas têm origem na Estação Venda Nova e percorrem o Corredor MOVE Antônio Carlos (avenidas Antônio Carlos e Pedro I) em toda sua extensão.

 

Foram feitas fiscalizações com agentes da BHTRANS, da Guarda Municipal e do Batalhão de Trânsito da PM, além da fiscalização eletrônica e também realizadas pesquisas com os taxistas e usuários para avaliarem a liberação do trânsito para os veículos de táxis nas pistas exclusivas.

 

Em relação à redução no tempo de viagem, testes preliminares realizados no percurso BH (Estação SENAI - Av. Antônio Carlos) ao Aeroporto de Confins - 41 quilômetros -, a BHTRANS verificou uma redução de cerca de 40% no tempo de viagem na pista do MOVE, em relação ao tempo gasto no mesmo percurso em pista mista. 91,7% dos taxistas entrevistados consideraram que a medida melhorou a operação, sentem segurança ao trafegar na pista exclusiva e também que o tempo de viagem melhorou.

 

A pesquisa com os usuários do MOVE foi realizada em cinco estações de transferência. Para 72,9% dos entrevistados não houve alteração quanto à segurança na travessia de pedestres na faixa.

 

Entre os usuários do táxi, 89,7% apontaram uma melhoria com o tráfego na pista exclusiva e disseram que o tempo de percurso ficou mais rápido.

 

Durante o período de testes, foram registradas apenas 26 irregularidades, como o embarque e desembarque de passageiros na pista exclusiva, desrespeito aos trechos de entrada e saída e à circulação apenas pela pista da direita.

 

 image (4).png

 

 

A circulação dos táxis nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I

 

Os táxis de Belo Horizonte e praças integradas começaram a circular na pista de ônibus (MOVE) das avenidas Antônio Carlos e Pedro I, no dia 6/3. A medida foi adotada com o objetivo de reduzir o tempo de viagem para destinos como Mineirão, Aeroporto da Pampulha e Aeroporto de Confins, atendendo, assim, a uma reivindicação dos taxistas.

 

Foi estabelecido que somente os táxis com passageiros a bordo podem circular nas pistas de ônibus das avenidas Antônio Carlos e Pedro I, cumprindo as seguintes regras:

- É obrigatório trafegar na faixa da direita, mantendo os faróis acesos e o eletrovisor ligado;

- O taxista não pode realizar embarque ou desembarque de passageiros ao longo da pista de ônibus;

- Os acessos de entrada e saída na pista de ônibus (MOVE) serão sinalizados e os operadores deverão respeitar os locais indicados;

- O limite de velocidade nas pistas é de 60 km/h e, no entorno da Estação Pampulha, o limite máximo de velocidade é de 30 km/h.

 

As pistas de ônibus das avenidas Antônio Carlos e Pedro I possuem equipamentos de fiscalização eletrônica que monitoram o respeito aos limites de velocidade nas vias.

 

A circulação dos táxis na pista dos ônibus, em caráter experimental, teve duração de 90 dias.

 

Pedestres – Com a circulação de táxis nas pistas de ônibus (MOVE), a BHTRANS reforçou a orientação aos pedestres para que realizem sempre as travessias de forma segura, nas faixas, sobretudo observando o sinal verde do pedestre. É importante iniciar a travessia olhando para os dois lados e somente depois que todos os veículos pararem. É fundamental que o pedestre não se distraia ao realizar a travessia, portanto, não deve utilizar o celular ou fones de ouvido.

 

Monitores da BHTRANS EDUCA distribuíram folhetos informativos para pedestres e taxistas nas travessias das avenidas Antônio Carlos e Pedro I, no SINCAVIR (Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários - Taxistas) e nas linhas do MOVE que trafegam em ambas as vias.

 

PEDESTRE - Fique atento aos ônibus e demais 
veículos que circulam na pista do MOVE.

 

 image (3).png