Pular para o conteúdo principal

Posto de Comando no COP-BH
Divulgação/PBH

PBH ativa Posto de Comando no COP-BH para monitorar a 23ª Parada do Orgulho LGBT

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ativará o Posto de Comando no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), neste domingo (6) durante a 23ª Parada do Orgulho LGBT, com representantes de diversas instituições municipais, estaduais e federais. O objetivo é monitorar e fazer a gestão conjunta do evento e do impacto no funcionamento da capital.

 

O Posto de Comando no COP-BH será ativado às 10h, e encerrará as atividades às 23h, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Guarda Municipal, BHTrans, Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Subsecretaria de Fiscalização, SAMU, Belotur e ainda da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, DER e CBTU.

 

Com capacidade de visualizar as imagens de mais de três mil câmeras espalhadas por toda a capital, o COP-BH promove a interlocução entre os diferentes órgãos, permitindo o acompanhamento e monitoramento das atividades planejadas pelas equipes de cada área e a gestão das ocorrências integradas do evento.

 

Em caso urgência ou situação de crise, os gestores presentes definirão ações que garantam a segurança e o retorno à normalidade da cidade, sobretudo nos aspectos da segurança pública, da fluidez do trânsito, no respeito ao Código de Posturas do Município e do acompanhamento dos alertas emitidos pela Defesa Civil, devido ao período chuvoso.

 

Guarda Municipal

 

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) também já definiu como será a ação do efetivo para garantir a segurança preventiva. A estratégia foi planejada após o encontro da Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (COMOVEEC), grupo que conta com a participação das instituições que atuam no planejamento operacional de eventos.

 

Equipes da Guarda Municipal estarão distribuídas pela cidade, na Praça da Estação e também acompanhando o desfile dos trios elétricos até a Praça Raul Soares. Na ocasião, os guardas municipais estarão com a atenção voltada ainda para o patrulhamento da Feira Hippie e encarregados do monitoramento das estações do MOVE na avenida Antônio Carlos, em razão da partida entre Cruzeiro e CSA, que acontecerá no Mineirão, às 18h30.