Pular para o conteúdo principal

PBH assina Termo de Apoio para realização de etapa da Stock Car na cidade
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH assina Termo de Apoio para realização de etapa da Stock Car na cidade

criado em - atualizado em

Belo Horizonte, oficialmente, fará parte do calendário de datas da maior categoria do automobilismo brasileiro. A Prefeitura de Belo Horizonte e a Vicar, empresa organizadora da Stock Car, fecharam acordo para a realização de uma etapa anual da competição na capital mineira. O Termo de Apoio foi formalizado na tarde desta quarta-feira (13), e contou com a presença do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman; do presidente da Belotur, Gilberto Castro; do superintendente da Sudecap, Henrique Castilho; e do representante da empresa Speed Seven Participações, Sérgio Sette Câmara. A intenção é que a competição seja realizada na cidade por 5 edições consecutivas, sendo a primeira entre os dias 15 e 18 de agosto de 2024.

O prefeito Fuad Noman comemorou a assinatura do acordo para a realização da competição. Segundo ele, o evento servirá para projetar a capital no mundo e ainda vai gerar empregos na cidade. “A primeira corrida deve acontecer no ano que vem, em agosto, uma série de providências vão ser tomadas até lá e a Prefeitura de Belo Horizonte está de braços dados com a organização do evento para que possamos ter uma corrida muito boa para que o Brasil possa ver e o mundo assistir. Belo Horizonte se sente muito honrada de estar neste empreendimento”, disse.  

A etapa de Belo Horizonte será realizada no modelo ‘Circuito de Rua’, e a estrutura será montada ao redor do Estádio Governador Magalhães Pinto - Mineirão, reforçando também a imagem da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A realização do evento impactará diretamente na geração de emprego e renda e na promoção de investimentos para a capital mineira, além do estímulo à economia local por meio do aumento no consumo de bens e serviços, atração de turistas e na divulgação de Belo Horizonte e seus diversos atributos, como a cultura, gastronomia e modo de vida. Vale lembrar que a competição tem transmissão ao vivo para 157 países, o que colocará Belo Horizonte em grande evidência.

A Stock Car é a maior competição de automobilismo do Brasil e uma das maiores do mundo. Criada em 1979, a competição inaugural contou com a participação de dez carros, que possuíam a mesma concepção mecânica dos veículos de passeio, sem os revestimentos internos. A temporada 2020 da Stock Car marcou o início de uma nova era para a principal categoria do país, que passou a contar com carros mais semelhantes aos vistos nas ruas. Ainda equipadas com chassis tubulares, as máquinas agora utilizam os monoblocos dos carros de rua, aproximando o visual dos automóveis daquele que o consumidor encontra nas concessionárias.