Pular para o conteúdo principal

Complexo Público Veterinário
Divulgação/PBH

PBH assina termo aditivo para expansão das atividades do Complexo Veterinário

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte assinou na tarde desta quinta-feira (22) um aditivo ao termo de colaboração vigente que prevê ações e melhorias nos serviços do Complexo Público Veterinário da capital. Está prevista a ampliação das cirurgias de baixa e alta complexidade para cães e gatos; a aquisição de ambulância para funcionamento de UTI móvel; equipamentos de raio-x; ultrassonografia e outras infraestruturas. Ao todo, serão investidos R$ 5 milhões. 

 

Também será implantado o programa de diagnóstico e tratamento de gatos com esporotricose - com atendimento mensal de até 120 animais -, acompanhamento ao longo de 6 meses e fornecimento de reforço alimentar. A ampliação dos serviços marca o Dia da Fauna, comemorado nacionalmente em 22 de setembro.

 

Composta pelo Centro Médico Veterinário Odete Ferreira Martins, pelo Instituto Médico Veterinário Legal de Belo Horizonte e pelo Grupo de Resgate Animal, a unidade tem como proposta o atendimento gratuito de animais de famílias que residem na cidade e não têm condições de pagar tratamentos veterinários. Realiza atendimentos de urgência, exames de imagem e laboratoriais, cirurgias e internação. Além disso, o equipamento apresenta o primeiro Instituto Médico Veterinário Legal do país, que atua no acompanhamento e investigação de casos de maus tratos contra animais.

 

A unidade possui ambulância veterinária utilizada para a transferência de animais e atendimento em instituições parceiras. Cães e gatos que apresentam quadros mais graves e necessitam de tratamento específico podem ser atendidos, sem custo, em outras instituições, como no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH).

 

Durante a assinatura, o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, comemorou o sucesso das ações no equipamento, destacando a importância do trabalho da Prefeitura no manejo e cuidado com a fauna. “A abertura desse hospital se deu através de um sonho e, cada vez que a gente vem aqui e vê o que está sendo feito, entendemos a importância de criar e fomentar políticas públicas em defesa dos animais. A Prefeitura se preocupa com a fauna doméstica, com a fauna silvestre, e o produto dessa preocupação é o investimento em estrutura e qualificação científica para reduzir os problemas e garantir dignidade a todas as espécies de seres vivos”, afirmou o secretário.

 

Atualmente, o Complexo Público Veterinário atende, em média, 600 animais por mês. De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Pimenta, esses números são resultado de um aprendizado adquirido na prática, ao longo da gestão do equipamento: “A causa animal, apesar de não ser nova, conta com uma entrada recente no viés das políticas públicas. Com a humildade de perguntar como se faz e tentando sempre acertar, foi preciso aprender a desenvolver esse trabalho durante sua própria execução. Agora, um pouco mais experientes, o foco é potencializar esse conhecimento e ampliar o serviço”, afirma.

 

O Complexo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, mantendo no período da noite apenas a internação de animais e eventuais atendimentos de emergência. Os documentos necessários para ingresso do usuário são Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte, além de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou declaração de pobreza.

 

Durante a assinatura, o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, comemorou o sucesso das ações no equipamento, destacando a importância do trabalho da Prefeitura no manejo e cuidado com a fauna. “A abertura desse hospital se deu através de um sonho e, cada vez que a gente vem aqui e vê o que está sendo feito, entendemos a importância de criar e fomentar políticas públicas em defesa dos animais. A Prefeitura se preocupa com a fauna doméstica, com a fauna silvestre, e o produto dessa preocupação é o investimento em estrutura e qualificação científica para reduzir os problemas e garantir dignidade a todas as espécies de seres vivos”, afirmou Mário.

 

Estiveram presentes no encontro, além do secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck e do secretário adjunto da pasta, Guilherme Pimenta, o gerente de Defesa dos Animais da SMMA, Leonardo Maciel, e o diretor do complexo, Aldair Pinto.