Pular para o conteúdo principal

PBH aprova revitalização histórica e paisagística da Avenida Bernardo Monteiro
Foto: PBH/ Divulgação

PBH aprova revitalização histórica e paisagística da Avenida Bernardo Monteiro

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte aprovou o projeto de revitalização do Conjunto Histórico e Paisagístico da Avenida Bernardo Monteiro, no trecho entre a Avenida Brasil e a Praça Hugo Werneck.  A obra, que integra o Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, o “Centro de Todo Mundo”, pretende recuperar toda a área acometida pelas infestações de “mosca-branca”, que causaram a morte de vários dos exemplares de ficus existentes na via.

 

O projeto prevê a implantação de árvores de grande porte com copas frondosas para garantir a continuidade da paisagem e das condições de conforto ambiental anteriormente existentes no local. Além disso, será feita a revitalização geral dos espaços, incluindo não somente a vegetação, mas também pisos, iluminação, mobiliário e demais equipamentos, além do retorno das feiras no canteiro central da avenida. 

 

A escolha da empresa que elaborou os projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, e os projetos executivo e complementar, se deu por meio de um concurso público realizado com recursos do Fundo Municipal de Defesa Ambiental e edital publicado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Com os projetos aprovados, agora serão abertos os procedimentos para a execução da obra, com finalização prevista para ocorrer até o fim do ano que vem.

 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Zé Reis, “assim como todas as ações contempladas pelo programa de requalificação do Centro, o projeto de revitalização da Bernardo Monteiro visa devolver as riquezas do nosso eixo central e a dignidade à comunidade que vive e transita pela região. Do ponto de vista ambiental, o resgate dos ecossistemas em áreas de intensa urbanização é, além de um desafio, um legado importante que podemos deixar à nossa capital”, afirma. 

 

Centro de Todo Mundo

 

O Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, “Centro de Todo Mundo”, foi desenvolvido com o objetivo de qualificar a região central da capital, aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer. Ele contempla um conjunto de decretos e despachos governamentais que marcam o início de um projeto robusto, que pretende deixar o Centro da cidade mais bonito, arborizado e acessível. A programação busca, ainda, melhorar as opções de mobilidade, lazer, cultura, desenvolvimento e segurança em Belo Horizonte.