Pular para o conteúdo principal

FIQ! em casa - Festival Internacional de Quadrinhos
Foto: Arte PBH

PBH apresenta a versão on-line do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ)

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura realizam, entre os dias 5 de junho e 3 de julho de 2020, o festival on-line FIQ EM CASA. A ação foi estruturada para a difusão de conteúdos relacionados aos Quadrinhos e à Animação no contexto de combate à pandemia da Covid-19, com uma programação feita pelos artistas de suas próprias casas, seguindo os protocolos de saúde vigentes em Belo Horizonte. As transmissões ocorrerão pelo canal da Fundação Municipal de Cultura no Youtube. e também pelas redes sociais do FIQ: Instagram, Facebook e Twitter. A programação completa está disponível neste site.

Nesta edição especial do FIQ, diferentes tipos de atividades foram planejadas para serem ofertadas à população, como lives com quadrinistas e animadores, em conversas sobre técnicas artísticas e de produção; entrevistas com pesquisadores, editores e produtores de conteúdo sobre as perspectivas do mercado; e a exibição de vídeos, nos quais os quadrinistas irão mostrar seu local de trabalho, rotina, material artístico e processo criativo em casa.

Também merecem destaque a atração #FIQemCasaDesenhando, que convidará artistas e o público a mostrar desenhos produzidos durante o período de isolamento e distanciamento social, e o compartilhamento de materiais de Quadrinhos on-line gratuitos ao público durante o período do Festival. Vale ressaltar, ainda, que os áudios das atividades apresentadas ao vivo serão disponibilizados também no formato de podcasts, por meio deste link.

Secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin ressalta a importância do fomento à produção de quadrinhos e animação. “O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte é uma referência nacional, reconhecido pelos artistas que se dedicam aos quadrinhos e à animação, e temos o compromisso de fomentar essa produção transversal, que conjuga artes visuais e literatura. Esperamos que o FIQ em CASA, planejado com todo o cuidado e seguindo os protocolos de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, possa ser aproveitado pelo maior número de pessoas possível, sejam admiradores antigos ou novos, para descobrir a arte dos Quadrinhos”.

Todas as conversas e entrevistas realizadas nas lives contarão com intérpretes de libras e serão mediadas pela equipe do FIQ, viabilizando, desse modo, uma maior acessibilidade e interação do público com os convidados. Os participantes estão sendo orientados remotamente pela produção do Festival, com as medidas necessárias contra o contágio do Coronavírus e a formatação de cada apresentação conforme as exigências sanitárias de prevenção à pandemia. Além disso, em todas as apresentações do FIQ em Casa serão veiculadas mensagens de conscientização ao público, visando a ampliar o combate à Covid-19 em Belo Horizonte.

 

Sobre a programação

Com o objetivo de produzir conteúdos relacionados às atividades do Festival Internacional de Quadrinhos, o FIQ EM CASA trará grande contribuição para a difusão de conhecimentos relacionados à nona arte e à animação, além de divulgar o trabalho de quadrinistas e animadores mineiros e de profissionais de outros estados do Brasil.

Ao longo de cerca de 30 dias, o evento apresentará ao público uma diversidade de temas que inclui, por exemplo, perspectivas do mercado editorial, como trabalhar em equipe com criação coletiva, a produção em quadrinhos nos tempos de quarentena, produção de quadrinhos de humor em tempos difíceis, um panorama da animação em Minas Gerais, ensinamentos de quadrinhos e animação, entre outros.

Serão 12 lives de 60 minutos de conversas/entrevistas com profissionais das áreas de Quadrinhos e Animação, transmitidas no Youtube da Fundação Municipal de Cultura e no Facebook do FIQ; 12 podcasts dos áudios destas lives, com o compartilhamento de um link para download pelas redes sociais do FIQ; oito vídeos exibidos no Instagram do FIQ; diversos trabalhos de artistas disponibilizados gratuitamente nas redes do Festival, além dos inúmeros desenhos produzidos com o uso da hashtag do evento, #FIQemCasaDesenhando.

Destaque para a participação dos artistas contratados para realizarem a curadoria da 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ 2020, que estava programada para ocorrer em maio de 2020 e precisou ser suspensa em razão da pandemia da Covid-19 e da necessidade de isolamento e distanciamento social. Estarão presentes na programação do FIQ em Casa o quadrinista, designer gráfico e ilustrador, Vitor Cafaggi; a mestre em História e pesquisadora de história em quadrinhos, Aline Lemos; a ilustradora e quadrinista, Rebeca Prado; e o comunicólogo, produtor, diretor e roteirista, Erick Ricco.