13 July 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, representada pela subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, participou do evento de intercâmbio de conhecimento e de relacionamento com investidores- "Investment Days (IDs23)", nos dias 11 e 12, na sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU), em Roma, na Itália. O evento reuniu participantes de diferentes regiões do mundo para discussões com foco nos dois dos desafios mais urgentes do nosso tempo - investir em segurança alimentar e resiliência climática.
Belo Horizonte foi a única cidade da América do Sul a compor a programação. No painel “Soluções Inovadoras para Desafios de Sustentabilidade” foram apresentadas iniciativas inovadoras que são vitais para que os sistemas agroalimentares produzam os alimentos nutritivos, gerem meios de subsistência decentes, e permitam o desenvolvimento sustentável das comunidades com a preservação da biodiversidade e a proteção do meio ambiente. A sessão reuniu intelectuais e profissionais do setor público e privado para discutir modelos e lições na tradução de princípios de sustentabilidade econômica, ambiental e social em políticas e ações de investimento em sistemas agroalimentares. Representantes da Holanda, Itália e Índia participaram das discussões. A diretora de Fomento à Agroecologia e ao Abastecimento da Prefeitura de Belo Horizonte, Juliana Mattos Magnani, também participou de todas as sessões, e em diálogo com os participantes, aproveitou as oportunidades de networking e intercâmbio técnico, com vistas à qualificação da política e divulgação do município.
“Demonstramos os esforços de Belo Horizonte para a promoção da segurança alimentar, por meio de uma abordagem integrada, inclusiva e ambientalmente sustentável. Falamos sobre as principais áreas de intervenção nos sistemas alimentares da cidade, os setores envolvidos, quais inovações em políticas foram feitas e quais fontes de financiamento foram asseguradas para tornar possível o objetivo de fazer de Belo Horizonte a capital da agroecologia. Destacamos, ainda, os impactos alcançados em termos de melhoria da nutrição e da segurança alimentar, com criação de oportunidades de trabalho e renda para agricultores urbanos e permissionários de feiras de segurança alimentar e nutricional e sustentabilidade ambiental. A existência de uma arquitetura institucional bem desenhada, e constituída por um conjunto de servidores públicos tecnicamente qualificados e engajados na melhoria contínua dos serviços, favoreceu a permanência da política desde as primeiras ações, a quase 30 anos”, afirmou Darklane Rodrigues.
"Investment Days (IDs23)"
A décima segunda edição do "Investment Days (IDs23)" aconteceu nos dias 11 e 12 de julho de 2023, na Itália. De acordo com a organização do evento, a FAO, ao longo desses dois dias, foi feito um “mergulho profundo em como melhores políticas e investimentos podem transformar os sistemas agroalimentares do mundo – desde inovações para sistemas agroalimentares mais ecológicos, sustentáveis e resilientes ao financiamento inovador, incluindo o financiamento misto e o financiamento do carbono”.
O objetivo do encontro é refletir sobre o contexto atual, em que vários acontecimentos continuam empurrando mais pessoas para a fome e a pobreza. Os países estão enfrentando insegurança alimentar aguda e crescente, dificuldades decorrentes do endividamento devido à inflação dos preços dos alimentos, interrupções na cadeia de suprimentos, perda crucial da biodiversidade e desastres ambientais imprevisíveis.
Parceiros provenientes de instituições financeiras internacionais, investidores do setor público e privado, organizações de direitos dos produtores e consumidores, centros internacionais de pesquisa, think tanks de política e da academia compuseram a programação. Em conjunto com a liderança da FAO, foram explorados os mais recentes produtos agroalimentares e soluções de investimento e finanças – ideias, abordagens, tecnologias – que podem levar a um mundo mais saudável e sustentável.