Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta serviços socioassistenciais a representantes da Prefeitura de SP
Foto: Débora Silva/PBH

PBH apresenta serviços socioassistenciais a representantes da Prefeitura de SP

criado em - atualizado em

Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte receberam, nessa quinta-feira, dia 9, equipes da Secretaria de Assistência Social de São Paulo. O intuito da visita foi o compartilhamento de experiências e a apresentação dos serviços de acolhimento e referência para crianças e adolescentes executados em Belo Horizonte, que são modelo para o Brasil.

Pela manhã, a equipe da capital paulista acompanhou de perto o trabalho realizado na Unidade de Acolhimento para Adolescentes em Trajetória de Vida nas Ruas, que acolhe, em república, 12 adolescentes que passaram pelas ruas e agora estão acolhidas na república, no processo de construção de seus projetos de vida. À tarde, a equipe visitou o Centro Pop Miguilim, local que é referência para crianças e adolescentes em situação de rua realizarem atividades de socialização, alimentação, higiene, além de atividades de formação.

A coordenadora de Proteção Especial da Prefeitura de São Paulo, Marta Damaceno, explicou que o objetivo é conhecer a experiência de Belo Horizonte no atendimento a crianças e adolescentes que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. “Estamos estruturando um trabalho semelhante ao Centro Pop Miguilim no município de São Paulo. Para que a experiência seja exitosa como a de BH, viemos conhecer o trabalho, entender como ele é desenvolvido. Eu estou há 37 anos da Assistência Social, sempre na área da Criança e Adolescente e aprendi muito aqui em Belo Horizonte. Saímos acreditando que dá pra fazer, que dá pra mudar, que é possível, que nós vamos conseguir”.