3 July 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte avaliou os resultados do Minas Moda Autoral, nessa terça-feira (2), durante encontro no Museu da Moda com as 20 marcas capacitadas, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os empreendedores apresentaram as coleções criadas ao longo dos mais de quatro meses no programa e analisaram o desempenho na capacitação, voltada para valorização e o desenvolvimento do setor, em segmentos como vestuário, moda íntima, acessórios, calçados, bijuterias e joias.
A última atividade do programa foi promovida no Rio de Janeiro, na quinta (27) e sexta-feira (28), em ação no Senai CETIQT - um dos maiores centros de educação, tecnologia e inovação para a indústria têxtil e de confecção da América Latina. Além de visitas a locais que são referências para o setor como a Casa Zuzu Angel, a Casa Farm e o Fashion Design Hub.
O programa foi dividido em quatro módulos, com aulas on-line e atividades práticas, com temáticas voltadas para processo criativo, pesquisa de moda, desenvolvimento de produtos, comunicação e posicionamento de marca, gestão estratégica de coleções. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Chyara Sales, destacou o comprometimento dos empreendedores com as atividades e o avanço no processo de criação das coleções.
“A economia criativa, na qual a moda é um dos setores, é um conceito em evolução, baseado em ativos criativos que potencialmente geram crescimento e desenvolvimento econômico. É gratificante saber que conseguimos ampliar o conhecimento dos empreendedores sobre técnicas e práticas essenciais para potencializar os projetos de suas marcas, proporcionando a evolução dos negócios. Iniciativas como essa, além de estimular a geração de renda, criação de empregos e exportação de ganhos, promove a inclusão social, diversidade cultural e desenvolvimento humano”, ressaltou Chyara Sales.
A PBH aderiu a parceria para promover a edição em Belo Horizonte do programa desenvolvido e idealizado pelo Sebrae. O processo seletivo para participação do programa foi realizado em fevereiro, deste ano, e considerou critérios técnicos que caracterizam a moda autoral.