29 November 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, na quinta-feira (28), a última reunião ordinária de 2024 do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comurb). Presidido pelo superintendente de Mobilidade, André Dantas, o encontro aconteceu na sede da Sumob e contou com a participação de representantes do Executivo, do setor técnico e da sociedade civil.
A primeira pauta foi a apresentação do projeto de revisão dos indicadores do PlanMob-BH (Plano Diretor de Mobilidade Urbana) no eixo Cidades Sustentáveis. Entre eles, estão métricas relacionadas ao adensamento urbano em áreas próximas à rede de transporte público, como corredores de BRT, estações de metrô e de ônibus e às centralidades definidas no Plano Diretor.
Liliana Hermont, assessora da Diretoria de Planejamento Estratégico e Inovação da Sumob, ressaltou que os novos indicadores permitirão diagnósticos claros e objetivos sobre o desenvolvimento orientado ao transporte, auxiliando na promoção de um ordenamento territorial alinhado ao transporte coletivo. “Vamos ter dados objetivos do adensamento nessas áreas e saber se estamos conseguindo direcionar o desenvolvimento de forma eficaz”, afirmou.
O conjunto de novos indicadores busca reorientar o desenvolvimento urbano com sustentabilidade e promovendo maior integração entre planejamento urbano e mobilidade. O conselheiro Luciano Medrado, representante da sociedade civil e membro do Grupo de Trabalho que revisou os indicadores, destacou que é essencial enxergar que a cidade não existe sem mobilidade urbana e que é fundamental incluí-la nas políticas urbanas da cidade.
Foram apresentados também os relatórios das ações de mobilidade da Prefeitura em 2024. André Dantas celebrou os avanços alcançados ao longo do ano e elogiou o engajamento dos conselheiros. “Quando olhamos para o que fizemos, percebemos que o trabalho é gigantesco. A experiência do Comurb é muito rica e positiva. Agradeço imensamente a todos pela busca por soluções para a mobilidade urbana de Belo Horizonte”, concluiu.
Comurb
Instituído pela Lei Municipal 11.181, de 8 de agosto de 2019, o Comurb é uma instância colegiada de participação popular, de caráter consultivo e propositivo. Entre as atribuições está a definição de indicadores de desempenho para o monitoramento e a avaliação do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte, o PlanMob-BH. Além disso, o Comurb avalia os investimentos em mobilidade, analisa e altera os indicadores de mobilidade urbana e emite parecer sobre as propostas de alterações no mapa de classificação de calçadas, no mapa da rede cicloviária e na rede estruturante de transporte coletivo.