Pular para o conteúdo principal

Fachada do Hospital Sofia Feldman em dia claro
Foto: Amira Hissa/PBH

PBH apresenta propostas para enfrentamento de crise financeira do Sofia Feldman

criado em - atualizado em

 

“A reunião de hoje foi histórica e ela foi importante porque, se continuasse do jeito que está, ia chegar em uma situação que o Sofia Feldman ia acabar fechando”. Esta foi a avaliação feita pelo representante do Conselho Municipal de Saúde, Bruno Pedralva, depois de reunião, nesta quarta-feira, dia 13, com o prefeito Alexandre Kalil, o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, e representantes do Conselho de Administração do Hospital Sofia Feldman.
 

Na reunião, ficou definido que para enfrentar o risco de interrupção de alguns serviços prestados pelo Hospital, como os aproximadamente mil partos realizados por mês, vai haver um esforço conjunto da Prefeitura, do hospital e do Conselho Municipal de Saúde. “A proposta nossa, como sempre foi, é a de prestar ao Sofia todo o auxílio que estiver na nossa capacidade de prestar. Nós estamos elaborando um novo Plano Operativo Anual em que recursos adicionais serão aportados ao hospital para ajudar na sua luta de diminuir o déficit mensal (hoje é de R$ 1,5 milhão)” garantiu o secretário de Saúde.
 

De acordo com o secretário, uma outra ação pode colaborar também para amenizar os problemas financeiros do hospital. “Nós tivemos a iniciativa de enviar à Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-MG), uma solicitação, que foi aceita, de um aporte adicional pelo Ministério da Saúde de 18 milhões/ano ao Sofia Feldman. Está na dependência então do Ministério acolher essa aprovação que foi feita pela CIB”, informou Jackson Machado.
 

O Plano Operativo Anual deve ser enviado à direção do Hospital Sofia Feldman até a semana que vem e o resultado da reunião foi considerado positivo pelo diretor técnico e administrativo do Hospital Sofia Feldman, Ivo Lopes. “Acho que essas ajudas serão suficientes para a gente não fechar as portas e nem diminuir o atendimento”, afirmou.