Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta pesquisas feitas em parques municipais sobre polinizadores urbanos
Edanise Reis

PBH apresenta pesquisas feitas em parques municipais sobre polinizadores urbanos

criado em - atualizado em

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) vai realizar nesta terça-feira (31) o Encontro BiodiverCidade – conservando polinizadores, na Zoobotânica de BH. A proposta é apresentar os resultados de quatro projetos, desenvolvidos de 2021 a 2023, sobre polinizadores urbanos nos parques municipais. O encontro acontece das 9h às 12h e oferece 50 vagas para servidores da PBH que atuam na área de meio ambiente, além de estudantes e profissionais com interesse nos temas.

O assunto, que pode parecer distante ou incomum para muitos, é na verdade uma das grandes preocupações dos ambientalistas, já que o processo de polinização é um dos fatores essenciais para o desenvolvimento e a conservação da biodiversidade no planeta, tanto em termos de flora como também de fauna, uma vez que os animais dependem da vegetação e, principalmente, dos frutos e sementes para sobrevivência. Tais fatores reforçam a importância desses trabalhos para o desenvolvimento de ações eficazes para a conservação. As pesquisas desenvolvidas, portanto, traçam paralelos entre o processo de polinização promovido por diferentes animais e a urbanização, além de analisar as redes de interação entre espécies da fauna e da flora.

Cada trabalho teve uma abordagem, resultando em quatro temáticas distintas, mas que se complementam: 1) urbanização, entendendo os efeitos nas interações entre as abelhas e as plantas e caracterizando paisagens para áreas verdes mais amigáveis para os polinizadores; 2) a conservação de polinizadores especializados em paisagens urbanas, com a avaliação do impacto sobre as redes de interação planta-beija-flor; 3) a variação espaço-temporal de interações planta-polinizador em áreas urbanas; e 4) os efeitos das mudanças de uso e cobertura do solo na comunidade de abelhas e em suas interações com as plantas.

As pesquisas foram desenvolvidas por alunos de doutorado, do curso de Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com supervisão da bióloga da FPMZB, Juliana Ordones Rego, e orientação dos professores Pietro Kiyoshi Maruyama Mendonça e Ricardo Ribeiro de Castro Solar, ambos da UFMG.

Segundo a bióloga Juliana, da FPMZB, organizadora do evento, o encontro é uma importante oportunidade de compartilhamento de conhecimento científico e experiências no campo da ecologia. “A manutenção do ciclo de reprodução de muitas plantas e a produção de frutos e sementes, indispensáveis à sobrevivência de inúmeras espécies de animais, depende da visita de polinizadores às flores. Considerando a crescente ameaça e declínio de polinizadores em diversos ambientes, estudos em ambientes urbanos têm sido uma área emergente e promissora que vem proporcionando um importante conhecimento da dinâmica e conservação destes polinizadores”, completa a bióloga. Com isso, a Fundação ajuda a fortalecer as ações de conservação ambiental, potencializadas pela pesquisa científica aplicada.

Serviço:

Encontro BiodiverCidade - conservado os polinizadores urbanos
Terça-feira (31), das 9h às 12h , na Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000 - Bandeirantes (auditório da Casa de Educação Ambiental).

Inscrições: até segunda-feira (30) on-line

Parques e Zoobotânica são campos ricos para pesquisas

Os parques municipais e a Zoobotânica de BH abrigam rica diversidade da fauna e da flora, compreendendo espécies de importantes biomas como, por exemplo, a Mata Atlântica e o Cerrado, muitas vezes endêmicas (exclusivas) desses ecossistemas e/ou ameaçadas de extinção.

A FPMZB reconhece a importância das pesquisas científicas para a produção de conhecimento que subsidia a preservação da fauna, flora e da qualidade ambiental em suas unidades e em toda a cidade de Belo Horizonte. Nesse sentido, vários projetos de pesquisas são desenvolvidos em suas unidades, com acompanhamento de seu corpo técnico, gerando importantes resultados para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população.