Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta os pratos vencedores do 3° Concurso Prato Junino
Bruno Salles/PBH

PBH apresenta os pratos vencedores do 3° Concurso Prato Junino

criado em - atualizado em

Consolidando o destaque do setor gastronômico no 43° Arraial de Belo Horizonte, a Belotur apresenta neste sábado (16/7) os ganhadores da 3° edição do Concurso Prato Junino, competição que reuniu alunos das faculdades de gastronomia UNA, Uninassau-Univeritas, Promove, Estácio de Sá e Senac. Os cinco grupos de estudantes vencedores, um de cada instituição, receberão um prêmio de R$ 5 mil e terão seus pratos comercializados na Vila Gastronômica, espaço de alimentação no festejo municipal. Para conhecer as receitas vencedoras, acesse o Portal Belo Horizonte

O grande objetivo do concurso foi promover e enaltecer a gastronomia mineira, elogiada e reconhecida em todo o mundo pela sua simplicidade, criatividade e valorização dos ingredientes regionais, além de destacar os elementos do período junino de uma forma acessível e inovadora.

“O Concurso do Prato Junino, que neste ano chega à sua terceira edição, além de ter o papel de dar aos novos talentos da gastronomia a experiência profissional e técnica na Vila Gastronômica, consolida-se como um importante atrativo de toda programação do Arraial de Belo Horizonte. Ações criativas como essa desenvolvem o setor de modo sustentável, sendo um dos motivos para a capital mineira ser reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.  

Ao todo, cerca de 30 pratos foram inscritos. A comissão julgadora levou em consideração aspectos como harmonia de sabor e textura, apresentação do prato, originalidade, presença de pelo menos dois insumos característicos da culinária mineira, além dos quesitos inovação e economicidade. A disputa teve como temática ‘As Origens da Gastronomia Mineira’, valorizando a cultura junina, os saberes do nosso povo e os ingredientes típicos da culinária de Minas Gerais. As seletivas aconteceram entre os dias 20 e 24 de junho. 

O júri técnico das seletivas foi formado por Amanda Almeida, produtora de conteúdo do canal Próxima Parada Trip; Américo Piacenza, chef do restaurante Cantina Piacenza; Marcela Azevedo, mixologista da Cachaçaria Itinerante; Tainá Moura, chef do AA Wine Experience; e por Virgínia Sasdelli, do blog BH Dicas. 

Vencedores do 3° Concurso Prato Junino

Estácio de Sá – Estudante: Anna Laura Lacerda Benevides Dutra

Rubim de Açúcar

Três mini tartelletes de farinha de tapioca com pipoca caramelada recheadas de cocada de fita cremosa, brigadeiro de pé de moleque e maçã do amor. 


Uninassau-Univeritas – Estudantes: Amanda Pereira Souto, Júlia Raquel de Paula Oliveira, Thalles Vinicius Batista Pereira e Viviane Domingos

Canjiquinha solta

Canjiquinha solta (igual arroz) com salsa, cebolinha e bacon, copa lombo assado e  molho de rapadura com cachaça. 


UNA II – Estudantes: Ana Luiza Borelli, Bruna Mendes Oliveira, Eduardo Murilo Pinheiro Homobono, Julia Menezes Antunes e Michelle Françoele Caetano de Oliveira

Porco Bá

Sanduíche de broinha de fubá de canjica com refogado de costelinha e limonete de ora-pró-nobis. 



Senac – Estudante: Ester Cândida Pereira Da Silva

Bolinho Tão João 

Bolinho com base cremosa de milho verde, cobertura de brigadeiro de canela e um crocante de canjiquinha feito com leite e flor de sal. 


Promove – Estudante: Arla Alves Miranda, Cássio Ferreira Alecrim, Daniela Wendy Marra, Elizandro Moreira de Azevedo e Lívia Caroline Bruno Alecrim

Caminhos de Minas

Tropeiro feito com feijão fradinho e farinha biju; acompanha uma gema empanada mole, couve crispy, tiras de lombo e torresmo pururuca.  

Arraial de Belo Horizonte 2022 

Festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela sua valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período, o Arraial de Belo Horizonte chega à sua 43ª edição e retorna à Praça da Estação nos dias 29, 30 e 31 de julho e 6, 7, 13 e 14 de agosto. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com co-realização do Instituto Periférico e parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-MG), apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH),  e contará com a Rádio Liberdade, como rádio oficial do evento.