Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta operação do Carnaval para lideranças da regional Centro-Sul
Foto: Divulgação/PBH

PBH apresenta operação do Carnaval para lideranças da regional Centro-Sul

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu, na tarde desta quinta-feira (25), um encontro com comerciantes, moradores e lideranças associativas da regional Centro-Sul para a apresentação do plano operacional do Carnaval de Belo Horizonte em 2024 na região. Participaram da reunião representantes da Belotur, BHTrans, Secretaria de Políticas Urbana e da Guarda Municipal.

 

Durante a agenda foi apresentado aos moradores e comerciantes toda a organização operacional, incluindo o planejamento de trânsito e segurança, além da programação dos blocos de rua que irão desfilar pela região durante o período oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2024 e a expectativa de público.

 

Com cerca de 284 mil moradores, a regional Centro-Sul é, historicamente,  um tradicional ponto de encontro do Carnaval de Belo Horizonte.

 

“Realizamos mais um encontro com lideranças locais, desta vez na regional Centro-Sul. Essas reuniões são de extrema importância para entendermos melhor a perspectiva dos moradores e comerciantes em relação ao Carnaval de Belo Horizonte. Apresentamos também todo o planejamento operacional da folia para os presentes. A Prefeitura de Belo Horizonte está sempre disposta a ter esse diálogo permanente com a população local, pensando na construção em conjunto de políticas públicas”, afirma Marah Costa, diretora de Eventos da Belotur.

 

No último dia 8 de janeiro, a Prefeitura de Belo Horizonte já tinha promovido um encontro com moradores, comerciantes e lideranças da região Leste da capital.

 

Reuniões com blocos

 

Até o momento, as equipes da Belotur, da BHTrans e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais já realizaram mais de 600 reuniões com representantes dos blocos de rua da folia belo-horizontina, para avaliação dos 583 desfiles cadastrados.

 

Do total de desfiles cadastrados, 177 estão previstos para acontecer na regional Centro-Sul nos dias 27 e 28 de janeiro; 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 16, 17 e 18 de fevereiro. A região teve o maior número de blocos cadastrados para desfiles na cidade.

 

Carnaval de Belo Horizonte 2024

 

O Carnaval de Belo Horizonte 2024 tem o patrocínio master do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemge; apoio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de supermercados Mart Minas.

 

A edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural.

 

Na última edição, realizada em 2023, a festa teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.