Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta modelo de gestão previdenciária à equipe do governo de MG
Foto: Divulgação/PBH

PBH apresenta modelo de gestão previdenciária à equipe do governo de MG

criado em - atualizado em

A Subsecretaria de Gestão Previdenciária e da Saúde do Segurado da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão recebeu nessa quinta-feira (7) o diretor de previdência do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Diogo Soares Leite, e demais membros da equipe.

A intenção da visita foi a de conhecer os avanços na gestão do Regime Próprio de Previdência Municipal, que o tornaram referência nacional.

“É gratificante sabermos que nosso trabalho se tornou uma boa prática e tem contribuído nos processos de modernização de outros entes. Por aqui temos melhorado a experiência do segurado , evitando deslocamentos desnecessários e otimizado prazos”, destacou o subsecretário de Gestão Previdenciária e da Saúde, Gleison Souza.

Entre os avanços apresentados pelo subsecretário e equipe está a disponibilização do portal exclusivo, que permite ao segurado solicitar e acompanhar as demandas em um ambiente seguro e transparente. Ele conta com simulador de benefício, no qual o servidor pode realizar uma consulta rápida e segura de quando poderá se aposentar e em quais regras; contracheque e informe de rendimentos, entre outros serviços.

Os gestores estaduais também conheceram o trabalho para otimização e informatização de processos, como o saneamento de dados e a digitalização de documentos que fizeram com que o indicador de tempo de concessão de aposentadoria diminuísse de 10 meses, em 2017, para os atuais 49 dias. As melhorias para concessão de benefícios e geração da folha também foram apresentadas.

Participaram da reunião as diretoras municipais de Gestão de Benefícios Previdenciários, Roberta Senna, e de Contas Previdenciárias, Camila Coutinho; e as gerentes Cintia Caldeira e Mara Suellen, bem como o analista de TI Paulo de Tarso.