Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta detalhes do carnaval para moradores e comerciantes do Santa Tereza
Foto: Adão de Souza/PBH

PBH apresenta detalhes do carnaval para moradores e comerciantes do Santa Tereza

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte se reuniu com moradores, comerciantes e lideranças da região Leste da capital, na noite desta segunda-feira (8), para apresentar o planejamento e a programação de carnaval que acontecerá no bairro Santa Tereza, tradicional reduto da folia belo-horizontina.

Representantes da Belotur, BHTrans, Guarda Civil Municipal, Coordenadoria de Atendimento Regional Leste e da Secretaria Municipal de Política Urbana atenderam ao pedido dos moradores e apresentaram o planejamento da folia para este ano.

O Bairro de Santa Tereza tem aproximadamente 15 mil habitantes, 90 bares e restaurantes e é um destino tradicional dos foliões.

Elson Júnior, coordenador de atendimento da regional Leste, explicou que a comunidade fez o pedido à PBH para que, de antemão, possam conhecer a proposta de trânsito, segurança, fiscalização e a programação dos blocos, os trajetos e as datas.

“Esse encontro foi uma oportunidade para a PBH mostrar à população qual é o planejamento para o período pré-carnaval, o carnaval e o pós-carnaval, quais são as adequações no trânsito, os fechamentos de vias, os dias e trajetos dos blocos e a expectativa de público. A Prefeitura está presente para ouvir os moradores, como muito nos pede o prefeito Fuad Noman, e para que haja esse diálogo de construção de políticas públicas para a cidade. Teremos uma festa de muita alegria e de respeito à população, equalizando os interesses dos moradores, dos comerciantes e dos foliões que querem aproveitar o melhor do carnaval de Belo Horizonte”, destacou Elson Júnior.

Marah Costa, diretora de eventos da Belotur, explicou que o carnaval na capital é realizado com o envolvimento de mais de 40 órgãos e autarquias.

“A reunião com os moradores do Bairro Santa Tereza serviu para que todos os moradores e comerciantes pudessem estar cientes do trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte. Quanto mais informações a população puder ter sobre o planejamento do carnaval, maior é a construção conjunta e menor a possibilidade de termos intercorrências durante a festa”, afirmou.

Reuniões com blocos

Até o momento, equipes da Belotur, da BHTrans e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais já realizaram 520 reuniões com representantes dos blocos da folia belo-horizontina, para avaliação dos 583 desfiles cadastrados.

Do total de desfiles cadastrados, 26 estão previstos para acontecer no bairro Santa Tereza, nos dias 3, 4, 10, 11, 12, 13, 17 e 18 de fevereiro.

De acordo com o cadastro feito pelos blocos, o público estimado para os desfiles em Santa Tereza vai de 1 mil pessoas (16 desfiles) a 20 mil foliões (2 desfiles).

Ainda segundo a apresentação da Belotur aos moradores, cerca de 92,5 mil pessoas são esperadas durante todo o período da folia no bairro Santa Tereza.

O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte será entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro.