Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta balanço das ações das comissões regionais de transporte e trânsito
Foto: Divulgação/PBH

PBH apresenta balanço das ações das comissões regionais de transporte e trânsito

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou nessa terça-feira (17) aos integrantes das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito (CRTT) o balanço das ações realizadas em 2022 nas regionais. Dentre as ações realizadas estão os avanços no transporte coletivo da capital e intervenções implantadas, fruto das demandas encaminhadas às comissões. Considerando todo o ano passado, quase 100 mudanças debatidas e implantadas na cidade. 

A reunião contou com a presença dos integrantes das Comissões das nove regionais, do secretário de Governo, Josué Valadão; da presidente da BHTrans Júlia Gallo, do superintendente de mobilidade, André Dantas; do presidente da Urbel, Claudius Pereira, além de representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e da BHTrans. 

O superintendente de mobilidade do município, André Dantas, apresentou o relatório do subsídio e os avanços conquistados no transporte coletivo da capital. E respondeu a perguntas e demandas apresentadas pelos representantes das regionais. “Todas as manifestações colocadas aqui nessa reunião serão levadas em consideração”, explicou. 

“Foi um ano de muitos desafios, mas com a participação ativa dos membros das CRTTs conseguimos encaminhar, aprovar e entregar intervenções importantes para a segurança e a acessibilidade de pedestres, veículos, comunidade escolar e usuários de postos de saúde”, afirmou Suzana Belo, chefe da Assessoria de Mobilização Social da BHTrans. 

As intervenções implantadas são resultado de demandas encaminhadas, discutidas e votadas nas reuniões das comissões em conjunto com a BHTrans, outros órgãos da Prefeitura e comunidade. Em 2022, foram realizadas 95 intervenções, como implantação e manutenção de sinalizações verticais (placas de trânsito), horizontais (pinturas no solo), instalação de redutores de velocidade, tratamento viário no entorno de escolas, instalação de abrigos em pontos de ônibus, dentre outras. 

Sérgio Felipe, integrante da CRTT - Venda Nova, destaca intervenção atendida no bairro Minas Caixa. “A implantação da passagem de pedestres, entre as ruas Doze, Treze e Quarenta e Nove, foi muito aguardada pela comunidade e trouxe melhorias para a mobilidade a pé. Antes era um beco. Foi pavimentado e recebeu rampa, escadas, corrimãos”, conta Sérgio. 

Os integrantes das comissões são os nossos olhos para a cidade, disse a presidente da BHTrans, Júlia Gallo. E o secretário de Governo, Josué Valadão ressaltou a importância da participação social na construção de soluções para o trânsito e o transporte. 

Conheça a CRTT

A Prefeitura de Belo Horizonte mantém um canal de participação popular nas discussões e decisões em questões sobre transporte público, trânsito e planejamento urbano por meio das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito (CRTT’s), instituídas nas nove regionais da capital. 

Os representantes são eleitos pelas comunidades locais. Além de moradores e pessoas interessadas, também compõem os grupos membros indicados pelos Fóruns de Transporte Suplementar, de Táxi, Transporte Escolar e pelos ciclistas e motociclistas.

Os integrantes das Comissões são escolhidos pela comunidade em processo eleitoral aberto a todos os interessados. 

A última eleição ocorreu em 30 de outubro de 2021, quando foram eleitos três integrantes titulares e três suplentes por Território de Gestão Compartilhada, totalizando 240 membros, para o biênio 2021/2023. Em abril de 2022, os eleitos foram designados, por meio de Ato do Gabinete do Prefeito. Em maio, foram iniciadas as reuniões entre os integrantes das Comissões, comunidades e o poder público.