Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela PBH
Foto: Arte/PBH

PBH amplia vacinação para pessoas com comorbidades e convoca idosos de 67 anos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a vacinação contra a Covid-19 para o grupo de pessoas com comorbidades. Poderão tomar a primeira dose aqueles que preencheram o cadastro no portal da Prefeitura até 3 de maio, às 23h59. 

 

Já os idosos de 67 anos serão imunizados com a segunda dose da CoronaVac a partir desta terça-feira, dia 11. Confira a programação: 

 

•           Terça-feira, dia 11: segunda dose de CoronaVac, exclusivamente para idosos de 67 anos e mais; 


•         Terça-feira, dia 11: pessoas com comorbidade de 54 e 53 anos completos até 31 de maio; pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 45 a 54 anos completos até 31 de maio;  

   
•        Quarta-feira, dia 12: pessoas com comorbidades de 50, 51 e 52 anos completos até 31 de maio; gestantes e puérperas acima de 40 anos. 

 

Público com comorbidades 

 

A vacinação para este público será em pontos fixos exclusivos, das 8h às 16h. Os endereços dos pontos de vacinação estão disponíveis no portal da Prefeitura. 

 

O grupo de pessoas com comorbidades será vacinado de forma gradativa e condicionado ao recebimento de novas remessas de vacinas. Além de ter preenchido o cadastro no site, é necessário reunir documentos como exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica. Esses documentos devem conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível, e ter sido emitido em até 12 meses antes da data do cadastro. 

 

Todas as declarações apresentadas são de total responsabilidade da pessoa e de quem os emitiu. Além disso, o cadastro será enviado aos órgãos de controle externo e, em caso de informações inverídicas, ficarão sujeitos às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis. 

 

No momento da vacinação, o público precisa seguir as seguintes orientações: 

 

•       Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro;

•         Apresentar documento de identificação com foto;


•         Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte; 


•         Ter preenchido cadastro para a vacinação, de forma válida, até 23h59 de 3 de maio;


•         Não ter recebido vacina contra a Covid-19; 


•         Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;  


•         Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. 

 

A lista de comorbidades está disponibilizada neste link

 

Segunda dose de CoronaVac 

 

Para se vacinar, é necessário que o idoso leve documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão de vacinação que conste a aplicação da primeira dose. O horário de funcionamento será das 7h30 às 16h30 para pontos fixos e das 8h30 às 16h30 para pontos de drive-thru. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.

 

O chamamento para aplicação de segundas doses de CoronaVac para outras faixas etárias está condicionado ao recebimento de novas remessas pelo Ministério da Saúde.

 

Cadastro 

 

O cadastro de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas será reaberto nesta quinta-feira, dia 13, e fechará novamente no domingo, dia 16.