Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

PBH amplia vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores da Educação Infantil

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte definiu um novo cronograma de vacinação contra a Covid-19 e a partir desta quarta-feira, dia 26, serão imunizados trabalhadores da Educação Infantil (creche de 0 a 3 anos e pré-escolas de 4 a 5 anos). 

 

Também poderão se vacinar as pessoas em situação de rua acima de 18 anos completos até 30 de junho e as pessoas privadas de liberdade acima de 18 anos completos até 30 de junho. Os grupos serão vacinados, prioritariamente, com a AstraZeneca. 

 

Será aberto na quinta-feira, dia 27, um cadastro para pessoas com deficiência que não são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O objetivo é levantar o quantitativo do público para agilizar o processo de vacinação. 

 

É importante esclarecer que os públicos previstos no Plano Nacional de Imunização, assim como alguma fragmentação dentro deles, podem ser alterados dependendo do quantitativo de doses disponibilizadas à capital e das recomendações do Ministério da Saúde. 

 

Confira a programação para os próximos dias:

 
- Quarta-feira, dia 26: trabalhadores da Educação Infantil (creche e pré-escola) de 59 a 41 anos; pessoas em situação de rua acima de 18 anos e pessoas privadas de liberdade acima de 18 anos;
 
- Quinta-feira, dia 27: trabalhadores da Educação Infantil de (creche e pré-escola) 40 a 18 anos; pessoas em situação de rua acima de 18 anos e pessoas privadas de liberdade acima de 18 anos. 

 

Trabalhadores da Educação Infantil 

 

Nesta etapa estão contemplados todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas da Educação Infantil (creche e pré-escolas) de Belo Horizonte. A lista das escolas da Educação Infantil está no portal da PBH. A vacinação para este público, de cerca de 31 mil pessoas, será em postos fixos e extras, das 7h30 às 16h, e em pontos de drive-thru, das 8h às 16h. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. 

 

Para se vacinar, o público precisa seguir as seguintes orientações:

 

- Ser trabalhador da Educação Infantil (creche ou pré-escola) em atividade em escolas públicas e privadas de Belo Horizonte;
- Apresentar documento de identificação com foto;
- Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
- Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
- Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. 

 

Além das orientações acima citadas, o trabalhador precisa apresentar um documento que comprove a sua vinculação ativa com estabelecimento de Educação Infantil localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de:
 
- Comprovante de pagamento (contracheque) emitido nos últimos 3 meses; ou
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
- Contrato de trabalho; ou
- Declaração de vinculação ativa como trabalhador de Educação Infantil emitida pelo estabelecimento de ensino. 

 

Pessoas em situação de rua acima de 18 anos cadastrado no Cadúnico 

 

O grupo a ser imunizado é estimado em 8,5 mil pessoas acima de 18 anos completos até de 30 de junho, que tem como referência toda a população inscrita no cadastro único. A vacinação deste público será feita por equipes volantes em unidades de atendimento e acolhimento (abrigos), das 8h às 16h, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC). 

 

As equipes do Consultório de Rua e do programa BH de Mãos dadas contra a AIDS, além das equipes de abordagem da SMASAC, serão responsáveis pela busca ativa dessa população, além da orientação sobre a importância da vacinação e direcionamentos dessas pessoas aos locais de vacinação. 

 

Pessoas privadas de liberdade acima de 18 anos 

 

A vacinação para este público será iniciada pelo Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, com a imunização de cerca de 400 mulheres. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde serão direcionadas ao local. 

 

Cadastro para pessoas com deficiência sem BPC 

 

O cadastro para levantamento do público poderá ser feito das 8h do dia 27 de maio até 23h59 do dia 30. Este grupo inclui pessoas com:

 

1 - Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas.
2 - Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo.
3 - Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos.
4 - Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.