Pular para o conteúdo principal

PBH amplia serviço de convivência para sete novos territórios de Belo Horizonte
Divulgação/PBH

PBH amplia serviço de convivência para sete novos territórios de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está ampliando o alcance do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para adolescentes na faixa etária de 15 a 17 anos. Agora, os CRAS instalados nos bairros Petrópolis, Taquaril, Granja de Freitas, Vista Alegre, Vila Betânia, Cabana e Dandara contarão com a oferta, passando a beneficiar 450 adolescentes.

O serviço oferece atividades de convívio em cinco dias por semana, garantindo oportunidades para os jovens possam desenvolver as potencialidades e capacidades de forma digna e autônoma. De forma concreta, são atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras.

O foco do trabalho é a prevenção de risco social realizado em grupos de maneira que cada participante construa a trajetória de maneira progressiva. O serviço estimula e orienta os usuários a construir e reconstruir as histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.

A subsecretária de Assistência Social, Danielle Carmona, explica a ampliação. “Este aumento na cobertura do SCFV é uma resposta às necessidades das comunidades mais vulneráveis de nossa cidade, demonstrando o compromisso da PBH em garantir que os jovens tenham acesso a oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Em sua maioria, são jovens cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social. Estamos trazendo esse grupo para próximo das políticas públicas”, finaliza.