Pular para o conteúdo principal

 PBH amplia Parque do Trevo e contribuiu para a preservação de recursos naturais
Livia Ansaloni/PBH

PBH amplia Parque do Trevo e contribui para a preservação de recursos naturais

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou de 24 mil para mais de 52 mil metros quadrados a área do Parque Municipal do Trevo, na Região da Pampulha. O decreto com a mudança, sancionado pelo prefeito Fuad Noman e publicado no Diário Oficial do Município, é resultado das análises do Grupo de Trabalho criado em 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente - com a finalidade  de estudar a ampliação do Parque.

 

A nova extensão do Parque atende a um desejo da comunidade e ainda contribui com a preservação dos recursos naturais da área - uma nascente, além de espécies vegetais ali já existentes. Boa parte da nova área incorporada já era classificada como de Preservação Permanente e, agora como Parque, contará com ações periódicas visando o reflorestamento da área, conduzidas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, gestora da unidade.

 

 

Para comemorar a conquista a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, promoveu nesse sábado (28) o plantio de 280 mudas de árvores nativas, que contou também com o apoio da comunidade e de organizações parceiras

 

 

Ao todo, cerca de 150 pessoas se mobilizaram para ajudar a recompor e ampliar a vegetação nativa da área incorporada ao Parque. Entre as espécies escolhidas estão ipê-amarelo-cascudo, jatobá-do-cerrado, anjico-vermelho, paineira do campo, peroba rosa, ingá ferradura e frutíferas como pequi e pitangueira. Essas espécies foram escolhidas buscando dar unidade e continuidade à característica da flora do fragmento de Cerrado que caracterizava a área antes da ocupação da região. Foram priorizadas as espécies mais atrativas da fauna silvestre, o que também irá contribuir para uma ampliação natural da sua cobertura vegetal.

 

O plantio faz parte de um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte que prevê diversas ações visando a revitalização de nascentes na bacia da Pampulha. Novos plantios e ações de manutenção e revitalização serão realizadas na região para preservar o bioma.

 

O Parque Municipal do Trevo

 

Criado pela Lei Municipal 10.441, de 28 de março de 2012, o Parque Municipal do Trevo resulta do desejo da população por uma de lazer e de preservação ambiental na região, tendo sido contemplado no Orçamento Participativo após a sua criação. Com uma área original – antes da ampliação recente – de cerca de 24 mil m2, o Parque está localizado na macrobacia do Onça e na bacia do Córrego Olhos D’água (Av. Francisco Negrão de Lima). Como estruturas de lazer, possui um campo de futebol e uma quadra.