Pular para o conteúdo principal

Mulher mexendo numa bancada cheia de computadores.
Foto: Divulgação PBH

PBH amplia doação de computadores a escolas, bibliotecas e instituições

criado em - atualizado em

Projeto desenvolvido pela Prodabel vai ampliar a doação de computadores a escolas, bibliotecas, igrejas, associações, ONGs e telecentros, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade em Belo Horizonte.  O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), na Unidade Ipiranga, faz a restauração de máquinas usadas ou com defeito, e transforma peças que são lixo eletrônico em computadores novos. Em média, 100 máquinas são recondicionadas todo mês. A iniciativa está prevista em convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, e todos os resíduos eletroeletrônicos não utilizados são descartados de forma correta ao meio ambiente.

Graças à doação de cinco computadores, a casa de uma moradora da Vila do Índio vai virar um “telecentro”, onde várias pessoas poderão usar a internet. O acerto foi feito durante visita da equipe técnica da Prodabel ao local onde serão instalados equipamentos para fornecer internet gratuita até o fim do ano.  Mônica Jesus de Paula, moradora da Vila, comentou que muitas crianças e adolescentes não estão conseguindo acessar a internet para estudar durante a pandemia. E apresentou um espaço poderia funcionar como um ‘’telecentro’’, onde a comunidade teria acesso a computadores. A ideia foi aprovada pelo presidente da Prodabel, Leandro Garcia.

O sinal será levado até lá por uma extensão da rede que já existe na EMEI Itamaraty, que fica a poucos metros do local. ‘’Eu estou nas nuvens, muito feliz, já era um sonho fazer alguma coisa pelos moradores da comunidade, faltava só um empurrãozinho. A expectativa entre os meninos e as famílias em geral é a melhor possível’’, afirmou Mônica Jesus de Paula.

Quem também foi beneficiado pelo convênio entre a Prodabel e o Ministério da Ciência e Tecnologia foi o jovem Gabriel Igor Lemos da Silva, de 17 anos. A mãe dele trabalha na Sociedade São Vicente de Paula, que também é parceira da Prodabel. O rapaz recebeu a doação de um computador completo, recondicionado na Unidade Ipiranga da Prodabel.

‘’Ficamos muito felizes com a doação, Está sendo muito útil para a realização de atividades escolares, e cursos. O computador ajuda muito, pois a facilidade de acesso à internet e conhecimento está melhor. Eu e meu irmão mais novo estamos usando para atividades escolares e minha irmã mais velha para cursos. Agradecemos muito pela ajuda e oportunidade que vocês nos deram’’, disse.

Para Leandro Garcia, ''o processo de doação de computadores é muito saudável em diversos pontos de vista, onde o lixo eletrônico é coletado, recebido como doação na Prodabel, recondicionado, transformado em computadores prontos para servir à inclusão digital. E no meio desse processo as pessoas aprendem sobre manutenção de computador, então é um projeto que dá muito orgulho de ver  acontecendo, um ciclo benéfico desde o meio ambiente até a promoção da inclusão digital e da capacitação em tecnologia''.