Pular para o conteúdo principal

Fiscal da Prefeitura de Belo Horizonte e policiam militar conversam com motorista de caminhão em blitz da Operação Oxigênio
Foto: Breno Pataro

PBH alerta sobre o combate à poluição veicular em blitz

06/06/2017 | 19:00 | atualizado em 09/06/2017 | 08:16

Como parte da programação estendida do Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5 de junho), a Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), realiza nesta quarta, dia 7, uma blitz educativa aos motoristas sobre a importância da realização dos testes de opacidade nos veículos movidos a diesel e sobre a qualidade do ar. 
As ações da Operação Oxigênio, da Prefeitura, e do programa Despoluir, da Fetcemg, serão realizadas na Avenida Antônio Abraão Caram, próximo ao Mineirão, na Pampulha, a partir das 14h. Durante a abordagem, os motoristas receberão orientações em relação à preservação do meio ambiente e os veículos a diesel serão inspecionados para a verificação do nível de emissão de fumaça. A aferição indica o estado de manutenção do motor e dá indicativos para um melhor aproveitamento do combustível. 

 
Operação Oxigênio

A Operação Oxigênio realiza ações punitivas e flagrantes. Além disso, visa a conscientizar motoristas e proprietários de veículos a diesel a realizarem regularmente a inspeção do nível de emissão de fumaça, melhorando assim o padrão de manutenção da frota em circulação na cidade. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), com coordenação e execução da Secretaria Municipal Adjunta de Fiscalização (Smafis), e conta com as parcerias da BHTrans e da Polícia Militar de Minas Gerais.

    Os responsáveis pelos veículos irregulares são autuados e têm até 15 dias para providenciar a manutenção e comprovar a conformidade no Ponto Fixo da Prefeitura (Via Expressa, 3.200, Bairro Coração Eucarístico), onde ocorrem as inspeções veiculares após a autuação ou a convocação.  Já nas situações em que o veículo é reprovado, é emitido o auto de fiscalização, constando a data agendada para nova vistoria no Ponto Fixo. O proprietário recebe também o auto de infração e o selo de identificação do programa Operação Oxigênio é afixado no para-brisa, que só é retirado quando comprovada a conformidade das emissões. 
 


Últimas Notícias

Fachada do Hospital Metropolitano Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro promove segunda edição de caminhada

O evento vai reunir trabalhadores, familiares e a comunidade do Barreiro, e tem como mote a sensibilização contra o sedentarismo. 

11/12/2019 | 18:04
mapa Operação de trânsito e transportes para Duelo de MCS, na Praça da Estação

A Prefeitura realiza operação de trânsito e transporte para o Duelo Nacional de MCs, com público previsto de 20 mil pessoas.

11/12/2019 | 16:00