Pular para o conteúdo principal

PBH adota ações voltadas para a segurança e requalificação da Lagoinha
Foto: Divulgação/GCMBH

PBH adota ações voltadas para a segurança e requalificação da Lagoinha

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está implementando uma nova política de segurança preventiva comunitária na Lagoinha. O trabalho está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), por meio da Guarda Municipal e do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), com o objetivo de aumentar a sensação de segurança dos moradores, comerciantes e demais pessoas que circulam pela região. 

A requalificação do ambiente vem sendo obtida com a presença de guardas municipais circulando com maior frequência pelas ruas, com foco nas áreas mapeadas por equipes do COP como sendo as de maior índice de roubos, furtos e registros de desordem urbana, a partir da análise de boletins de ocorrência. Tais levantamentos orientam também a atuação de fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental da Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS), para o combate à atuação de vendedores clandestinos no local. 

Para promover uma aproximação com os moradores e comerciantes, tornando o policiamento comunitário preventivo mais eficiente, a Guarda Municipal buscou conhecer as expectativas da população e colheu sugestões de como a presença dos agentes poderia ser mais proveitosa naquela área. A implantação de rondas em bicicletas surgiu como a modalidade que mais atenderia às demandas, somando-se à intensificação da circulação de guardas a pé nas imediações do viaduto e da passarela da Lagoinha. 

O diretor-geral de Operações da Guarda Municipal, Júlio Freitas, conta que a intenção agora é fazer com que o diálogo estabelecido com a população seja mantido, permitindo que ocorram adequações nas ações de policiamento, sempre que necessário. “Criamos um grupo em redes sociais, que integram as lideranças locais. Dessa maneira nós ouvimos os moradores, anotamos as demandas e trabalhamos muito no sentido de que as sugestões e pedidos apresentados fossem atendidos”, conta. 

Ainda de acordo com Freitas, houve também visitas em estabelecimentos comerciais e em algumas residências. “Essa aproximação nos permitiu fazer um diagnóstico mais preciso das peculiaridades da Lagoinha, que é um local de extrema importância para a cidade. Com isso, implantamos o patrulhamento por bicicletas e estamos atentos para observar os resultados e propiciar tranquilidade para quem reside ou precisa passar pela região”, complementa. 

Trabalho integrado 

A instalação de um trailer da Guarda Municipal equipado como Unidade de Segurança Pública (USP) na área verde existente em frente ao Mercado da Lagoinha, na avenida Antônio Carlos, garantindo a manutenção da ordem pública e gerando sensação de segurança consiste em outra medida já adotada. A presença da unidade móvel tem permitido uma maior circulação de pessoas na área, que era evitada por muita gente devido à incidência elevada de crimes e delitos. 

Com a USP da Guarda Municipal no espaço, o local passou a ser utilizado na realização de oficinas do Projeto Cultive a Lagoinha, iniciativa que tem gestão compartilhada entre a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) e a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN). O projeto é voltado para usuárias de drogas em situação de rua que frequentam o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), estimulando a retomada dos vínculos dessas mulheres com o mercado de trabalho e com possibilidade de geração de renda com foco na agroecologia. 

Para o secretário Municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Ribeiro Zeferino, por ser a desordem um fator que propicia o aumento da violência, a estratégia de reorganizar áreas e recuperar espaços surge como uma medida fundamental de prevenção ao crime e à violência.  Ele explica que o conjunto de ações adotadas na Lagoinha tem como objetivo reforçar os laços com a comunidade e ampliar a sensação de pertencimento dos moradores e frequentadores do local, além de torná-lo também esteticamente mais bonito.  

“Temos um trabalho integrado, com ações nas áreas de limpeza urbana, iluminação pública e de apoio a pessoas em situação de rua. E, desde 2019, estamos recepcionando projetos de arte urbana, como o Adote um Muro, que contam com a parceria de artistas, resultando em grafites que embelezam os espaços da Lagoinha”, complementa.