Pular para o conteúdo principal

PBH abre licitação para implantação do Parque Linear Ferroviário Leste
Foto: Divulgação/PBH

PBH abre licitação para implantação do Parque Linear Ferroviário Leste

criado em - atualizado em

Está aberta a licitação (SMOBI 019/2022-CC) para implantação do Parque Linear Ferroviário Leste, localizado na rua Souza Aguiar, s/n, bairro São Geraldo. Com área total de mais de 30.600 m², o novo espaço pretende a revitalização das áreas remanescentes em razão das obras de modernização do traçado ferroviário urbano nos trechos Horto – Caetano Furquim. As obras serão supervisionadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). 

Os serviços contemplam a revitalização e modernização do traçado ferroviário urbano no trecho existente entre o muro da nova ferrovia e a rua Souza Aguiar. Serão incorporados equipamentos de lazer e ginástica, além de implantação de infraestrutura de drenagem e requalificação do campo de areia existente, com tratamento paisagístico e urbanístico. 

O trecho foi delimitado através da marcação das estacas do projeto geométrico da nova ferrovia, abrangendo todo o percurso da Rua Souza Aguiar, entre a Avenida Itaituba (Via 710) e o novo viaduto da Rua Burnier (Praça Itapira). Outro objetivo com a urbanização é que a comunidade da regional Leste se aproprie do espaço e, assim, evite que o espaço seja usado como bota-fora clandestino ou alvo de ocupação irregular. 

A obra está orçada em, no máximo, R$ 6,5 milhões. As intervenções serão custeadas com recursos orçamentários de convênio formalizado entre a empresa Vale S/A e Belo Horizonte, com a autorização da Ferrovia Centro Atlântica.  O prazo de execução de todos os trabalhos é de 360 dias a partir da assinatura da primeira ordem de serviço. 

As empresas interessadas em participar da licitação têm até às 10h do dia 31 de maio de 2022 para entregar as propostas. O edital SMOBI 019/2022-CC, assim como todo o andamento do processo licitatório, deve ser acompanhado pelas publicações no Diário Oficial do Município- DOM ou pelo site https://prefeitura.pbh.gov.br/licitacoes