Pular para o conteúdo principal

PBH abre licitação para implantação da Praça das Águas do Ribeirão Pampulha
Foto: Divulgação Sudecap/PBH

PBH abre licitação para implantação da Praça das Águas do Ribeirão Pampulha

criado em - atualizado em

 A Prefeitura de Belo Horizonte publicou, nesta quinta-feira, dia 19, o edital de licitação para a execução das obras do sistema de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha 1ª Etapa - Praça das Águas, compreendendo a implantação de estrutura hidráulica na confluência do Ribeirão Pampulha e Córrego Cachoeirinha, adequação da geometria viária do entorno e o remanejamento do interceptor de esgotos na área do empreendimento. A Praça das Águas será construída na altura da Avenida Cristiano Machado, 5.600, bairro Vila Suzana, na região Nordeste.

A obra está orçada em aproximadamente R$ 72,9 milhões, com recursos provenientes dos contratos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. Os trabalhos serão supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), e o prazo de execução será de 720 dias corridos a partir da assinatura da ordem de serviço.

Com avanço dos estudos para implementação das canalizações dos Ribeirões Pampulha, Onça e Córrego Cachoeirinha, verificou-se a necessidade de se projetar uma estrutura para acomodação e direcionamento das vazões provenientes destes canais. A estrutura de confluência denominada Praça das Águas foi projetada com o objetivo de captar e amortecer as vazões vindas desses canais a montante direcionando-os para as estruturas de jusante (ponto mais baixo), ou seja, uma espécie de caixa que vai receber as águas excedentes dos córregos Cachoeirinha e Pampulha, com capacidade de armazenamento de 30 milhões de litros de água.

As empresas interessadas em participar do processo licitatório devem enviar suas propostas exclusivamente por meio eletrônico até o dia 10 de junho. O edital e todo o processo podem ser consultados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.