Pular para o conteúdo principal

PBH abre inscrições para mesas de artistas e estandes do 12º FIQ
Ricardo Laf/Divulgação

PBH abre inscrições para mesas de artistas e estandes do 12º FIQ

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu as inscrições para mesas de artistas e estandes na 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH), que ocorrerá de 22 a 26 de maio de 2024, no segundo andar do Minascentro. O processo de cadastramento será realizado exclusivamente no site portalbelohorizonte.com.br/fiq, até 25 de fevereiro. 

Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura, e Instituto Periférico, o FIQ BH é reconhecido como o principal evento do gênero na América Latina, promovendo o encontro de profissionais e a troca de experiências artísticas e pedagógicas relacionadas à linguagem da arte sequencial. 

Além das diversas atividades oferecidas, artistas convidados estimulam a capacitação de profissionais e incentivam a formação de jovens quadrinistas. Na última edição, em 2022, o FIQ BH atraiu mais de 40 mil pessoas, contando com 321 artistas credenciados para exposição e 11 estandes.

O FIQ BH destaca-se por abranger as diversas fases da interação entre mercado, público e artistas, facilitando a aproximação entre editoras e criadores e promovendo o contato direto entre os produtores de quadrinhos e o consumidor final. 

Inscrições e categorias

Podem se inscrever para o FIQ expositores e expositoras maiores de 18 anos e os emancipados na forma da Lei. Para a categoria Mesas de Artistas, estão aptas a se inscrever pessoas físicas, residentes ou domiciliadas no Brasil e que desenvolvam trabalhos relacionados ao universo dos quadrinhos, seja com publicações próprias ou trabalhos de desenvolvimento de histórias em quadrinhos, desenhos ou roteiros para editoras.

Na categoria de estande, podem se inscrever pessoas físicas, desde que o estande seja destinado a um grupo de quadrinistas, e pessoas jurídicas (editoras, livrarias, escolas, lojas, distribuidoras de material de arte), sendo prioritária a comercialização de quadrinhos em seus diversos formatos. A venda de outros produtos só será permitida desde que estes sejam derivados dos quadrinhos vendidos no estande e não se sobreponham a eles.

Na seleção, serão considerados os critérios de qualidade técnica e artística, propostas preferencialmente relacionadas à área de Histórias em Quadrinhos, avaliação dos produtos e serviços a serem oferecidos ao público, viabilidade operacional e adequação aos espaços, além do estímulo à diversidade cultural, contemplando os diversos grupos da sociedade e a diversidade regional.

O FIQ BH

Em 1997, durante as celebrações do primeiro centenário de Belo Horizonte, a capital sediou diversos eventos e homenagens. Um destes eventos, em particular, destacou-se, contando com a participação de renomados convidados nacionais e internacionais – o que marcou a transformação de BH, pela primeira vez, no maior ponto de encontro latino-americano de histórias em quadrinhos. Esse marco foi a 1ª Bienal de Quadrinhos, realizada nos espaços nobres e históricos da Serraria Souza Pinto.

A partir de 1999, o evento foi renomeado como Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), estabelecendo-se como uma referência essencial para os quadrinistas e, hoje, é considerado o principal do gênero na América Latina. O FIQ BH proporciona um ambiente propício para o encontro de profissionais e a troca de experiências artísticas e pedagógicas relacionadas à linguagem da arte sequencial. Além das diversas atividades oferecidas, artistas acadêmicos convidados incentivam a capacitação de profissionais e estimulam a formação de jovens quadrinistas.