Pular para o conteúdo principal

Atletas paralímpicos praticam jogo em quadra poliesportiva.
Foto: Divulgação PBH

PBH abre inscrições para festival que celebra Dia Nacional do Atleta Paralímpico

criado em - atualizado em
Belo Horizonte é uma das 69 cidades-sede que vão integrar a segunda edição do Festival Paralímpico, organizado sob as diretrizes do Comitê Paralímpico Brasileiro em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro).  Com o objetivo de mobilizar dez mil crianças e adolescentes com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas, o Festival será realizado este ano no dia 21 de setembro, sábado.

 

O evento local é viabilizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com o programa Superar, que promove a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte. A realização tem a parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  

 

O Festival Paralímpico é destinado a crianças e adolescentes com faixa etária de 10 a 17 anos, com e sem deficiência. Cada uma das 69 cidades-sede vai oferecer aos alunos vivências esportivas em três modalidades paralímpicas, com a meta de atender pelo menos 150 crianças e adolescentes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 6 de setembro (sexta-feira), por meio dos telefones do Superar: 3277-7681 e 3277-4546.

 

As modalidades definidas em Belo Horizonte para o Festival são o tênis de mesa, o atletismo e a bocha paralímpica. Trinta profissionais do programa Superar e da UFMG estarão disponíveis para atendimento das 8h30 ao meio-dia do dia 21 de setembro, no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (avenida Alfredo Camarate, 617, Bairro São Luís, Pampulha), próximo ao Mineirão.

 

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, mas apenas começou a ser comemorado em 2014.  No ano passado, 48 cidades brasileiras receberam a festividade, incluindo Belo Horizonte.

 

 

O programa

O Superar atende alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo. São mais de 900 alunos inscritos em 16 modalidades esportivas.

 

O programa conta com dois centros de referência (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo) e sete núcleos regionalizados - Colégio Marconi, Clube Palmeiras e escolas estaduais de ensino especial Amaro Neves e João Moreira Salles, além da UFMG, Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte e da Associação de Surdos.

 

As 16 modalidades oferecidas são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão. 

 

Os requisitos para participar do Superar são idade superior a seis anos e apresentação de laudo de deficiência. O ingresso é condicionado à disponibilidade de vagas. Mais informações pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos telefones 3277-4546 e 3277-7681.