1 Fevereiro 2022 -

Foto: Divulgação/PBH
PBH abre inscrições para candidatos à nova Câmara de Fomento à Cultura Municipal
criado em 01/02/2022 - atualizado em 01/02/2022 | 17:27
A Secretaria Municipal de Cultura abriu inscrições para representantes do setor cultural concorrerem às vagas da Câmara de Fomento à Cultura Municipal (CFCM), biênio 2022/2023. Os interessados devem se inscrever até 14 de fevereiro, exclusivamente de forma on-line, por meio do Portal da PBH. O regulamento do processo eleitoral foi publicado no Diário Oficial do Município. Serão eleitos seis membros titulares e seis suplentes, num total de 12 representantes da sociedade civil, vinculados aos seguintes setores culturais: Artes Cênicas; Audiovisual; Artes Visuais e Design; Literatura e leitura; Música; e Patrimônio. O cadastro de eleitores e a votação acontecem no período de 21 de fevereiro a 7 de março, também de forma on-line, por meio do portal da PBH.
Podem se inscrever como candidatos a uma vaga na Câmara de Fomento pessoas físicas residentes em Belo Horizonte, com ou sem vinculação a associação, sindicato ou similar, com pelo menos 2 anos de atuação no setor cultural e comprovada experiência como pareceristas e/ou membros de comissões de avaliação de projetos culturais. Já para se cadastrar como eleitor e ter direito ao voto é exigida a atuação pelo período mínimo de 1 ano. Os membros eleitos e que atuarem na Câmara de Fomento serão gratificados por participação em sessões de análise e emissão de pareceres técnicos nas etapas de avaliação dos projetos, adequações e prestações de contas.
A Câmara de Fomento à Cultura Municipal foi criada pela Lei Municipal 11.010/2016 e operacionalizada pela Secretaria Municipal de Cultura pela primeira vez em 2017, em substituição à antiga Comissão Municipal de Incentivo à Cultura. Trata-se de um órgão colegiado deliberativo, composto, paritariamente, por 12 membros da sociedade civil – escolhidos por meio deste processo eleitoral – e 12 representantes do poder público, de comprovada idoneidade. Os integrantes da Câmara de Fomento são responsáveis pela seleção dos projetos viabilizados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura por meio do Fundo Municipal de Cultura e do Incentivo Fiscal. O grupo também faz a análise de pedidos de adequações dos projetos, prestação de contas, prorrogações de prazo, minutas de novos editais, entre outras funções.
Acesso Rápido
Notícias Relacionadas
Espetáculo musical homenageia Rita Lee no Teatro Raul Belém Machado
26/05/2022 | 17:31
Literatura Contemporânea é tema da 13ª Coluna Literária
25/05/2022 | 17:41
Pluralidade marca a programação do Circuito Poéticas Urbanas
23/05/2022 | 18:09
Teatro Francisco Nunes recebe o espetáculo Banho de Sol
23/05/2022 | 17:48