Pular para o conteúdo principal

PBH abre inscrições para ações formativas da Mostra Periférica de Música
Foto: Ricardo Laf

PBH abre inscrições para ações formativas da Mostra Periférica de Música

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura abriram inscrições para oficinas formativas da Mostra Periférica de Música. A ação, viabilizada pelos Centros Culturais municipais, por meio do projeto Territórios Criativos 2021, em parceria com a Escola Livre de Artes - Arena da Cultura, destina-se ao acesso e protagonismo de artistas e grupos locais, em processo de profissionalização e que já utilizam o suporte dos Centros Culturais Municipais, na gestão e qualificação de suas carreiras.  

Os interessados podem se inscrever até 15 de outubro por meio do formulário disponível neste link. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por um ou mais integrantes dos grupos, coletivos ou bandas. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail gecec.fmc@pbh.gov.br, até 14h do próximo dia 11. 

A proposta da Mostra Periférica de Música abordará desde a formação técnica - passando pelo figurino, produção, capacitação para editais e gestão de redes sociais -, bem como a difusão, oferecendo estrutura de palco e som e luz para a gravação em vídeo de apresentação de nove artistas e/ou grupos que completarem todo o processo formativo.
 
Secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin destaca que o projeto vai ao encontro de uma das metas previstas no Plano de Governo da atual gestão: o fortalecimento dos Centros Culturais do município. 

“Os Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte, presentes em todas as regionais da nossa cidade, se tornaram, ao longo dos últimos anos, referências nas localidades onde estão inseridos, não somente como espaços de fruição cultural para toda a população, mas também como locais para a formação e como polos de produção e criação para os grupos e artistas. Nesse sentido, a Mostra de Música Periférica é uma iniciativa fundamental que vem somar às diversas ações de descentralização das políticas culturais municipais que desenvolvemos na Prefeitura de Belo Horizonte”, afirma.
 
Outro ponto destacado pela diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, é a importância da iniciativa para a qualificação dos profissionais do setor. "A Mostra Periférica de Música vem para dar condições dos artistas e coletivos potencializarem seus trabalhos, deixando-os aptos a participarem de editais e outros processos de contratação, sejam eles públicos ou privados. Essa ação integra o Territórios Criativos dos Centros Culturais, um projeto que tem como foco o protagonismo dos agentes que fazem cultura nas bordas da cidade, por meio de ações que se ampliaram, sobretudo nos últimos anos, articulando-se na rede dos Centros Culturais. Dessa forma, o Territórios hoje é responsável pela capacitação de diversos agentes locais, apoiando-os na profissionalização que colabora para que alcem voos maiores", diz.
 
As ações formativas ocorrerão entre 18 e 28 de outubro, de segunda a quinta-feira, sempre das 19h às 22h, por meio de reuniões na plataforma Google Meet, com emissão de certificados a todos os participantes. O cronograma das ações formativas contemplará as seguintes datas e temas: dia 18/10, abertura do projeto com a equipe e artistas selecionados; dia 19/10, identidade visual; dia 20/10, direção musical; dia 21/10, oficina de elaboração de projetos; dia 25/10, produção musical; dia 26/10, gestão de carreira; dia 27/10, criação e gestão de redes sociais; e dia 28/10, a voz e a presença de palco.
 
Nove artistas e/ou grupos participantes que tenham concluído as ações formativas serão contemplados com uma gravação profissional com até três músicas, em vídeo, sendo que as apresentações farão parte da Live Mostra Periférica 2021. No dia 29, será feita a reunião, em formato virtual, de seleção dos nove artistas e/ou bandas - caso mais de nove participantes tenham concluído a formação, a seleção será feita por meio de um sorteio realizado entre aqueles que tiverem 100% de participação nas atividades formativas. As bandas selecionadas no sorteio participarão dos ensaios e da gravação profissional de material em vídeo, editado, além de sessão de fotos para a composição de seu material, nos dias 6 e 7, 13 e 14 de novembro. Os vídeos serão divulgados no mês de dezembro de 2021, no canal da Fundação Municipal de Cultura no Youtube.

 
Serviço

Inscrições Mostra Periférica de Música
Período de inscrição: até 15 de outubro 
Inscrições gratuitas: Formulário disponível neste link
Ações formativas: De 18 a 28 de outubro
Informações: dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail gecec.fmc@pbh.gov.br, até 14h de 11 de outubro.