Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte abre inscrições para a 2ª Mostra Periférica de Música
Foto: Arte/Divulgação

PBH abre inscrições para a 2ª Mostra Periférica de Música

criado em - atualizado em

Já estão abertas as inscrições para oficinas formativas da 2ª Mostra Periférica de Música. A ação é viabilizada pelos Centros Culturais Municipais, por meio do projeto Territórios Criativos 2022, em parceria com a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, e destina-se ao acesso e protagonismo de artistas e grupos locais, em processo de profissionalização e que já utilizam o suporte dos Centros Culturais Municipais, na gestão e qualificação de suas carreiras. Artistas, produtores, grupos e coletivos musicais podem se inscrever até o dia 17 de junho, de forma gratuita, no Portal Belo Horizonte.

 

Para Bárbara Bof, diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, a Mostra é uma oportunidade para que artistas e coletivos da música possam potencializar seus trabalhos, preparando-os para a apresentação de seus portfólios, participação em editais e outros processos de contratação, sejam eles públicos ou privados. “Essa ação, que integra o Projeto Territórios Criativos em parceria com a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, visa o protagonismo dos agentes que fazem cultura nas bordas da cidade, por meio de ações que se ampliaram, sobretudo nos últimos anos, articulando-se na rede dos Centros Culturais Municipais. Dessa forma, o Territórios hoje é responsável pela capacitação de diversos agentes locais, apoiando-os na profissionalização e colaborando para que alcem voos maiores”, completa.

 

A proposta da 2ª Mostra Periférica de Música se divide em três partes. A primeira consiste em uma série de oficinas on-line que abordarão temas ligados à formação técnica, passando pela direção artística, produção cultural, gestão de carreiras, elaboração de projetos, entre outros temas. As oficinas têm início já no próximo dia 20 de junho e se estendem até o dia 19 de julho, sempre de segunda a quinta-feira, das 19h às 21h, por meio de videoconferência (Google Meet). A programação das oficinas pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

A segunda parte tem como foco a realização de vivências musicais, tendo os Centros Culturais municipais como palco para que os artistas e grupos possam expor seus trabalhos com performances ao vivo, em vídeo ou áudio. Haverá estrutura de palco, som, luz e produção, bem como registro fotográfico e em vídeo das apresentações.

 

A terceira fase será de produção de material audiovisual para os artistas e bandas que completarem a carga horária exigida na parte formativa. Nesta terceira fase, caso o número de artistas ou bandas exceda a capacidade do projeto, será feito um sorteio para a seleção de 18 nomes a serem contemplados com uma gravação profissional, em vídeo, de até três músicas. Posteriormente, esse material será entregue aos artistas e veiculado no canal do Youtube da Fundação Municipal de Cultura. Os grupos também serão contemplados com uma sessão de fotos para a composição de seus portfólios. O sorteio para integrar a gravação final da Mostra Periférica de Música 2022 será feito somente entre os artistas ou bandas com 100% de presença nas oficinas formativas oferecidas gratuitamente. Artistas e bandas contemplados na Mostra Periférica de Música 2021 poderão participar das ações formativas e vivências, porém não poderão concorrer às gravações.

 

Em 2021, a primeira edição da Mostra Periférica de Música promoveu a capacitação de mais de 60 artistas e grupos artísticos. Destes, 18 foram contemplados com a produção de um vídeo profissional, bem como uma sessão de fotos, material que poderá ser usado para projetos futuros dos próprios artistas.