Pular para o conteúdo principal

Ciclista em avenida de Belo Horizonte
Foto: Divulgação/PBH

PBH abre consulta sobre bicicletas compartilhadas e equipamentos de mobilidade

criado em - atualizado em

Decreto da Prefeitura da capital vai autorizar empresas interessadas a implantar, instalar, manter e operar Sistemas de Compartilhamento de Equipamentos destinados à Mobilidade Ativa e Micromobilidade no município. 

 

A minuta do decreto está disponível no portal da Prefeitura de Belo Horizonte para consulta pública e receber sugestões, contribuições e considerações de todos os interessados. A consulta pública é um canal de participação popular onde a comunidade pode dar a sua contribuição na tomada de decisões. 

 

O objetivo é ampliar os sistemas de deslocamento ativo, já que hoje a cidade conta com um sistema de compartilhamento de bicicletas, o BIKE BH, na Orla da Lagoa da Pampulha, com 14 estações e 100 bicicletas, credenciado no processo de chamamento público realizado em 2019. 

 

A Consulta Pública 004/2021 - Mobilidade Ativa e Micromobilidade – BHTrans pode ser acessada neste link e ficará aberta para o envio de contribuições e sugestões até 21 de julho. Estão também disponíveis aos interessados a apresentação dos sistemas de compartilhamento de equipamentos destinados à micromobilidade e mobilidade ativa, a minuta do Decreto de Micromobilidade e o Fórum de Debate, por onde as pessoas devem participar.

 

“Queremos que os sistemas de compartilhamento de bicicletas e demais equipamentos destinados à micromobilidade possam aumentar e chegar às diversas regiões da cidade. Um dos principais objetivos do decreto é facilitar e agilizar o acesso de empresas interessadas em operar estes sistemas” diz Eveline Trevisan, coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans.