Pular para o conteúdo principal

PBH abre cadastramento de ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte 2024
Léo Lara

PBH abre cadastramento de ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte 2024

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte começa a partir da terça-feira (16) a cadastrar os ambulantes interessados em comercializar bebidas e adereços carnavalescos durante o período oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2024. O atendimento vai até o dia 26 deste mês, com exceção do domingo (21), das 12h às 20h, e deve ser feito presencialmente no Colégio Marconi (Rua Paracatu, 1.574, Bairro Santo Agostinho). A novidade para este ano é que todo o processo de cadastramento e credenciamento se dará em fase única. Ou seja, o interessado já sairá com a credencial no ato da inscrição. Todas as regras serão publicadas na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial do Município (DOM).

Podem se credenciar maiores de 18 anos com residência comprovada em Belo Horizonte. No ato da inscrição, os interessados devem apresentar os originais dos seguintes documentos: identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Caso não possua documento que comprove domicílio na capital sob sua titularidade, mas resida na cidade com familiares, poderá apresentar declaração subscrita por cônjuge, pai, mãe, irmão ou irmã, com a respectiva documentação comprobatória do vínculo.

A credencial, pessoal e intransferível, dá ao ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de Blocos de Rua, entre 27 de janeiro e 18 de fevereiro – período oficial da folia na capital - desde que o profissional respeite as normas descritas no edital, entre elas está vedada a venda de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro e a permanência da dispersão após o término dos desfiles dos blocos de rua. Também é vedada a presença e comercialização em eventos privados, ainda que realizados em logradouro público.

“Para além da importância cultural e histórica para a cidade, é importante ressaltar o olhar atencioso que o prefeito Fuad Noman tem em relação à geração de emprego e renda para a nossa cidade também no Carnaval. Os vendedores ambulantes são parte importante da nossa festa e pensando na agilidade do processo e na praticidade para os profissionais, todo o processo de cadastramento e credenciamento será em um único momento. Agradeço também o Sistema Fecomércio-MG pela capacitação que será oferecida aos ambulantes, visando uma melhor entrega de serviço aos moradores e turistas da cidade.”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

As dúvidas sobre o cadastramento podem ser enviadas para o endereço eletrônico diretoria.belotur@pbh.gov.br

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Política Urbana em parceria com a Belotur.

Capacitação aos profissionais

O Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais oferecerá uma capacitação gratuita aos profissionais na quinta-feira (18), no Sesc Palladium, em três turmas diferentes (manhã, tarde e noite). Poderão participar da ação os primeiros três mil ambulantes credenciados, que fizerem o cadastro entre os dias 16 e 18 de janeiro, de acordo com o limite de vagas.

Durante a atividade, os profissionais vão receber orientações para potencializar as vendas, como técnicas para apresentação dos produtos, abordagem aos foliões, agilidade e fidelização dos clientes.