30 October 2023 -
Os teatros municipais Marília e Francisco Nunes, dois símbolos da cultura e da arte belo-horizontina, estarão ainda mais próximos do público a partir de novembro. Dentro do Programa Centro de Todo Mundo, a Prefeitura de Belo Horizonte abriu uma agenda para a realização de visitas mediadas nos dois palcos mais tradicionais da cidade. Para agendar uma visita, o público deve enviar uma solicitação através dos e-mails tfn.fmc@pbh.gov.br (Teatro Francisco Nunes) e tm.fmc@pbh.gov.br (Teatro Marília). Os gestores dos respectivos teatros entrarão em contato com os solicitantes a fim de marcar data e horário para a visita.
Durante a visita mediada, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história dos dois espaços, além de ter contato com a estrutura física e arquitetônica, construídas para receber espetáculos de dança, teatro, música, além de eventos como seminários e fóruns que movimentam a capital.
Segundo a diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Paula Senna, a atividade tem como função principal aproximar o cidadão de locais onde, muitas vezes, a população se sente distante. “É importante que as pessoas conheçam e se apropriem desses espaços, tenham acesso à intensa programação oferecida, na maioria das vezes gratuita ou a preços populares. Também é importante a população saber como eles funcionam, que conheçam o trabalho desenvolvido pelos servidores que atuam nesses teatros, e também como esses locais são fundamentais para a história da cidade, seja do ponto de vista da arte e cultura, seja pelo legado arquitetônico e do patrimônio cultural”, destaca.
Teatro Francisco Nunes
Localizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o Teatro Francisco Nunes foi inaugurado em 1950. O nome do teatro é uma homenagem ao grande clarinetista e maestro mineiro Francisco Nunes (1875-1934), que criou a Sociedade de Concertos Sinfônicos de Belo Horizonte e dirigiu o Conservatório Mineiro de Música.
O palco do Teatro Francisco Nunes também abrigou o nascimento do moderno Teatro Mineiro em suas mais variadas tendências, como os trabalhos de João Ceschiatti, João Etienne Filho, Jota Dangelo e Haydée Bittencourt. Desde 1980, depois de passar por uma grande reforma, o espaço funciona como palco de variados espetáculos e eventos de Belo Horizonte, ficando entre os mais modernos palcos mineiros.
Teatro Marília
Desde as décadas de 60 e 70, o Teatro Marília é referência cultural, afirmando-se como importante espaço teatral no circuito nacional e possuindo uma das caixas cênicas mais harmoniosas da cidade. No local, funcionaram também a Galeria Guignard e o bar Stage Door, pontos de encontro entre artistas e público.
Devido à história e importância cultural, em 1991, o Teatro foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município para uso cultural. No ano de 2014 passou por uma restauração, ganhando novas cadeiras e tratamento acústico, intervenções que tiveram o objetivo de proporcionar mais conforto ao público e aos artistas. Neste mesmo ano o teatro foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Belo Horizonte.
Os teatros Marília e Francisco Nunes recebem espetáculos pagos e gratuitos. Toda a programação pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.
Centro de Todo Mundo
Com o objetivo de tornar o centro da cidade mais bonito, amigável e aprazível, a Prefeitura de Belo Horizonte criou o Programa Centro de Todo Mundo. A proposta visa a aumentar e qualificar as oportunidades de moradia, trabalho e lazer na região central da capital, melhorando ainda a acessibilidade e as opções de mobilidade.
O programa está estruturado em dez eixos de atuação, reunindo cultura e turismo, lazer e mobilidade, passando por requalificação urbana, mobiliário, segurança, população em situação de rua e inclusão produtiva.
Serviço
Visitas mediadas
Teatros Marília
Toda última quarta-feira do mês, mediante agendamento, no e-mail: tm.fmc@pbh.gov.br.
Francisco Nunes
Toda última quinta-feira do mês, mediante agendamento, no e-mail: tfn.fmc@pbh.gov.br
Classificação: Livre | Duração: em torno de 40 minutos