17 September 2018 -
Cerca de 400 ciclistas participaram neste domingo, 16 de setembro, do Pedal Solidário, um passeio em prol da campanha Pratique Doar Sangue que percorreu pontos turísticos de Belo Horizonte.
O evento integrou a programação do BH é da Gente – Savassi e teve o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
Apesar do tempo chuvoso, os ciclistas saíram da Praça da Savassi às 9h15, escoltados por um carro e dois bikers da BHTrans, além de um batedor de moto da Polícia Militar e voluntários.
O trajeto passou pelas avenidas Cristóvão Colombo e Bias Fortes, Praça Raul Soares, Amazonas, rua Tamoios, Viaduto Santa Tereza, rua Sapucaí, Contorno, rua Manaus, avenida Brasil, Carandaí, rua Rio Grande do Norte e avenida Getúlio Vargas.
Por conta de uma forte chuva que caiu em um trecho do percurso, o passeio teve a rota alterada, o que reduziu a jornada de 12 para dez quilômetros. O grupo passou por pontos importantes como Praça da Liberdade e Mercado Central, mas excluiu a Praça da Estação em função da chuva.
Às 10h30, os ciclistas chegaram ao ponto de origem, na Savassi, onde posaram para fotos e curtiram o show musical do grupo Coração Palpita e sorteio de brindes.
“Foi maravilhoso, excelente, um passeio muito bem organizado e feito em apoio a uma causa muito importante. No mês que vem, quando estarei em férias, eu e minha mulher vamos doar sangue”, disse o tecnólogo em logística Bruno Leonardo, que participou do Pedal Solidário acompanhado pela esposa Janaína e a filha Ingrid Lorrayne.
“Nessa parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, conseguimos dar o recado à população, que é a importância da doação de sangue. Os ciclistas estão engajados em fazer o bem”, afirmou Juliane Rocha, uma das voluntárias da campanha e organizadoras do Pedal Solidário.
Secretário da Smel, Elberto Furtado compareceu à Praça da Savassi para recepcionar os ciclistas e reforçar o apoio à campanha e ao passeio: “Mesmo com esse tempo chuvoso, é muito legal ver a Savassi assim, tomada por ciclistas engajados em uma causa tão importante. A doação de sangue também é uma causa da Prefeitura de Belo Horizonte. Uma doação pode salvar até quatro vidas”, pontuou ele.
A campanha
Resultado da mobilização dos grupos de ciclistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte para conscientização sobre a importância da doação frequente de sangue, a Pratique Doar Sangue vai se estender até 30 de setembro. O grupo tem um aplicativo e site que serve como plataforma de interatividade entre doadores, serviços de hemoterapia e pacientes em todo o Brasil.
BH é da Gente
O BH é da Gente é um programa recreativo em espaço urbano que ocorre aos domingos, das 7h às 14h, na Savassi e em um trecho da avenida Silva Lobo, no bairro Grajaú.