Pular para o conteúdo principal

 Parques são reabertos com equipamentos acessíveis e o primeiro espaço para cães
Foto: Livia Ansaloni

Parques são reabertos com equipamentos acessíveis e o primeiro espaço para cães

criado em - atualizado em

Os parques Orlando de Carvalho e Ismael de Oliveira Fábregas, na região Nordeste, serão reabertos ao público nesta terça-feira (6), às 12h, após obras de revitalização e com muitas novidades para a população. Os locais foram adequados com várias soluções em acessibilidade e segurança. Dentre as novidades, o parque Orlando de Carvalho contará com o primeiro espaço público exclusivo para cães - carinhosamente apelidado de Parcão. A ideia é que os animais possam desfrutar de uma área exclusiva para eles no local, livres de guias e com atrativos direcionados para os pets brincarem e se exercitarem. A reinauguração faz parte da programação dos 125 anos de BH, comemorados em 12 de dezembro. 

Os projetos dos parques tiveram como destaque a garantia de espaços acessíveis para os diferentes públicos. Foram implantadas rotas acessíveis interligando as entradas dos parques às áreas de brinquedos e equipamentos de alongamento. O trajeto conta com sinalização tátil e linhas-guia. Houve, ainda, rebaixamento nas calçadas de entrada e adequações nos sanitários públicos. Nas áreas de recreação, foram instalados novos brinquedos, tendo destaque para um balanço acessível no Orlando de Carvalho. 

Algumas mesas de jogos e bancos, nos dois parques, também foram desenvolvidas de acordo com as normas de acessibilidade. A sinalização foi pensada para ajudar aos visitantes na compreensão das normas de uso desses parques e trará também os mapas táteis, com indicações dos espaços em braile. Essa sinalização está em fase final de produção e instalação. 

Ainda dentre as intervenções, foram revisadas estruturas elétricas e hidráulicas, correções de trincas e pintura. Além da troca de pisos que estavam danificados, na área de brinquedos foram instalados novos pisos emborrachados, garantindo mais segurança às crianças. No que diz respeito à segurança, foram substituídos trechos de mourões de concretos e telas danificadas, mantendo os padrões de cercamentos existentes ao longo dos parques. 

Os jardins ganharam novas áreas com o plantio de grama; reforma do sistema de irrigação e instalação de novos pontos; além de um sistema de drenagem com reposição de canaletas danificadas e caixas de registro que também contribuem para a irrigação. Novas lixeiras também foram instaladas em diferentes locais dos parques. 

Espaço para Cães 

Além das melhorias estruturais, o Parque Orlando de Carvalho reabre com uma super novidade: um espaço especial para os animais de estimação, carinhosamente conhecido como Parcão. Esta será a primeira área pública deste tipo dentro de um parque na cidade. Foram instalados equipamentos tubulares para brincadeiras e interação dos cães, além de bancos, mesas de jogos, lixeiras e bebedouros para os cães, permitindo a aproximação com seus tutores. Toda a área é cercada, garantindo que os animais possam circular de forma segura e, especificamente nesse espaço, sem coleiras ou guias. 

O Parque Orlando de Carvalho fica na rua Juruá, 860, bairro Silveira, e funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. 

E até o final deste mês, o Parque Rosinha Cadar, no Santo Agostinho, que está em obras, também receberá um "parcão" – o segundo na cidade. 
 
Opção para prática de esportes 

Para quem gosta de praticar esportes, o Ismael de Oliveira Fábregas é uma ótima opção e, inclusive, funcionará com horário estendido para atender a esta demanda, possibilitando que os esportistas pratiquem suas atividades até mais tarde. 

A quadra poliesportiva do espaço – que será reaberta parcialmente para finalização de alguns acabamentos - foi revitalizada, com reparo do alambrado, pintura e a instalação de tabelas de basquete e rede para a prática de voleibol. Além disso, a pista de skate do parque, que foi construída em 1982, também foi toda reformada e modernizada. 

Embora tenha sido uma iniciativa muito positiva para a época, a pista, por ser da década de 80, não havia sido construída com uma assessoria especializada. Além disso, para acompanhar a evolução do próprio esporte, ela precisava ser reformulada. O antigo formato, do tipo bank e street, agora ganhou formato bowl, imprimindo condições melhores para manobras mais ousadas e radicais, com mais velocidade e mais segurança para os praticantes. Além disso, a nova configuração da pista respeitou os padrões oficiais – em medidas e acabamentos – da Confederação Brasileira de Skate, trazendo a possibilidade de sediar mais campeonatos, especialmente nacionais, o que ajuda a promover as trocas entre atletas de todos os cantos do país e desenvolver ainda mais o esporte e os atletas. 

Além de renovar os obstáculos antigos, foram inseridos novos elementos na pista, sem, contudo, deixar de lado a história da pista. Sua formatação atual, que a coloca hoje como uma das melhores pistas públicas do Brasil, permite que todos os tipos de praticantes, do iniciante ao profissional, possam utilizar o espaço. Durante todo o processo de reforma, os skatistas que utilizavam o espaço foram consultados, de forma a garantir que a pista atendesse às normas técnicas necessárias para a prática profissional e também aos desejos da comunidade que utiliza o parque para a prática do esporte. 

O parque Ismael de Oliveira Fábregas fica na rua Horta Barbosa, 1.014, no bairro Nova Floresta, e funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 20h.