Pular para o conteúdo principal

Parques municipais oferecem atividades esportivas e de recreação gratuitas
Carlos Vasconcelos

Parques municipais oferecem atividades esportivas e de recreação gratuitas

criado em - atualizado em

Projetos sociais integram a agenda dos parques da cidade com atividades gratuitas que estimulam a inclusão e a socialização de diferentes públicos. Nos Parques Aggeo Pio Sobrinho, na região Oeste, e Roberto Burle Marx, no Barreiro, o Projeto “Bom na Bola Bom na Vida” oferece oficinas para o público infantil, além de diferentes práticas esportivas para adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Atualmente, cerca de 120 pessoas são atendidas pelo projeto nesses parques. A programação conta com oficinas recreativas, lúdicas e iniciação esportiva para crianças de 4 a 7 anos. Já para o público a partir de 8 anos, adolescentes e jovens são oferecidas aulas de futsal, basquete, peteca e, em breve, terá também handebol. Os idosos contam com condicionamento físico na academia a céu aberto.  Outras informações sobre as atividades e inscrições para 2024, podem ser obtidas pelo telefone (31)99791-2605 e no e-mail bomnabolabomnavida@gmail.com. Devido à grande procura, restam poucas vagas para algumas atividades.

O projeto, que é realizado há 14 anos em parques, teve início no Parque Aggeo Pio Sobrinho com as oficinas de futebol. Com o tempo, foram sendo agregadas novas ações e houve a ampliação para o Parque Roberto Burle Marx (Parque das Águas). “Nossa proposta, enquanto poder público e parceiro do projeto, é incentivar a ocupação dos nossos parques de forma sustentável. Queremos que a população se sinta acolhida nesses locais e com o sentimento de que são espaços de todos e para todos. Projetos como esse estimulam essa ocupação com atividades diversificadas, ricas e que estimulam a integração social”, defende o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Gelson Leite.

Segundo o responsável pelo Projeto, Carlos Vasconcelos (conhecido carinhosamente como Karlinhos), a proposta é criar novas ações e em outras áreas. “Em 2024, comemorando os 15 anos de projeto e esperamos expandir para outras modalidades. Queremos oferecer mais eventos plurais, ações de educação ambiental, visitas a outras áreas verdes, caminhadas ecológicas com potencialização do voluntariado e prestação de serviços comunitários”, explica.

Sobre o Bom na Bola Bom na Vida

O projeto “Bom na Bola Bom na Vida” foi fundado em 2009 por Carlos Vasconcelos, o Karlinhos, para pagar a promessa ao seu filho André Luís de formar uma equipe com seu grupo de amigos para praticar e aperfeiçoar o futebol. A proposta cresceu e tornou-se a alegria das crianças, adolescentes e jovens na região do Buritis e adjacências.

As diversificadas atuações também contemplam eventos plurais no Parque Jacques Costeau e outros, rodas de conversa, jogos de mesa, tabuleiros, resgate de brincadeiras,  momentos de aprendizagem significativa e descontração; além de ações culturais, artísticas, de cidadania, sociais, campanhas para sensibilização e interesse social como “BH Sem Racismo – BH Sem Preconceito”, “Mensageiros do Amor e da Paz”; que são oportunidades para o exercício de cidadania, alteridade e espírito de solidariedade, fatores tão  importantes na formação integral de cidadãos.

Informações e outros esclarecimentos no site www.bomnabolabomnavida.com.br; instagram @bomnabola, pelo e-mail bomnabolabomnavida@gmail.com ou pelos whatsapp (31) 99791-2605.