Pular para o conteúdo principal

Parques de BH recebem obras de revitalização com foco em acessibilidade
Foto: Suziane Brugnara

Parques de BH recebem obras de revitalização com foco em acessibilidade

criado em - atualizado em

Três parques de Belo Horizonte passam por obras para garantir mais acessibilidade, conforto e segurança aos visitantes, a partir desta terça-feira, dia 19. Será implantado rebaixamento de calçada nas entradas; rotas acessíveis interligando as áreas; adequação dos sanitários públicos; instalação de mesas de jogos, bancos, brinquedos, bebedouros e sinalização de acordo com as normas para melhoria do acesso. Além de espaço para pets e prática de esportes reformados e ampliados. As intervenções serão feitas no Orlando de Carvalho Silveira, no Bairro Silveira, Professor Marcos Mazzoni, no Cidade Nova, e Ismael de Oliveira Fábregas, localizado no Nova Floresta, todos na região Nordeste da capital. 

As melhorias não param por aí. Estão previstas, ainda, instalações para drenagens; correções nos cercamentos; revitalização dos jardins com plantios e sistemas de irrigação; instalações de novos pisos e lixeiras padronizadas; pinturas; revisão de estruturas elétricas e hidráulicas. Para quem gosta de buscar relaxamento ao ar livre, serão instalados equipamentos para alongamento. Como as intervenções serão em diferentes áreas, será necessário que os espaços fiquem fechados por pelo menos três meses. 

“Sabemos da importância e necessidade de que os equipamentos públicos garantam o acesso de todos. A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) vem incluindo esse conceito como prioritário para suas unidades, através de projetos que contemplam mobiliários e rotas acessíveis. Esse é um passo importante para que nossos parques sejam espaços cada vez mais acolhedores e que proporcionem boas experiências de lazer, descanso, práticas de atividades físicas e socialização”, explica o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues. 

Espaço para pets 

Além das melhorias estruturais, o Parque Orlando de Carvalho contará com um espaço especial para os animais de estimação. Em área cercada, haverá a instalação de equipamentos tubulares para a interação dos cães e também bancos, mesas de jogos, lixeiras e bebedouros permitindo a aproximação com seus tutores. 

Pista de Skate e quadra poliesportiva novas 

Tradicionalmente procurado para a prática de esportes, o Parque Ismael de Oliveira Fábregas contará com a reforma integral de sua pista de skate. A quadra também receberá atenção com reparos no alambrado, piso, arquibancada e traves de gol. Serão instaladas, ainda, tabelas de basquete e rede de voleibol.